Juvenis

Lição 11 - A ética do Reino de Deus II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Questões difíceis de nosso tempo

COMENTARISTA: ADRIANO LIMA

COMENTÁRIO: PROFª. PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 11 - A ÉTICA DO REINO DE DEUS

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. O SERMÃO DO MONTE: A EXPRESSÃO DA ÉTICA NO REINO

2. O SERMÃO DO MONTE É UMA MENSAGEM PARA HOJE

3. VIVENDO A ÉTICA DO REINO NA SOCIEDADE

4. SAL E LUZ!

OBJETIVOS

Identificar a ética no Sermão do Monte;

Demonstrar a atualidade do Sermão;

Expressar a relevância em fazer a diferença na sociedade.

Querido professor, em nossa próxima aula falaremos de algo extremamente importante e, infelizmente escasso, sobretudo no cenário atual de nosso País: ética.

Houve um tempo em que o crente era considerado na sociedade como alguém exemplar, sinônimo de integridade e caráter. Entretanto, hoje, no inconsciente coletivo da população brasileira não é mais assim chegando, em alguns casos, a ser até mesmo o contrário. Pudera. Quantos não são os que já foram lesados por alguns que se diziam “evangélicos”? O sal, do qual Jesus falou no Sermão do Monte (Mt 5.13), teria perdido o sabor?

É nossa responsabilidade sermos a diferença que ansiamos ver neste cenário de corrupção, onde o “jeitinho brasileiro” virou eufemismo para ilegalidades ― até mesmo por parte dos crentes. O conceito de certo e errado, não raras vezes são invertidos, delitos são cometidos de forma imperceptível.

Sonegação de impostos; consumo de produtos piratas; o popular “gato”, para diminuir a conta de luz; “colar” nas provas; compactuar com estações de rádio ou tevê piratas para veiculação de programas evangélicos, e a lista continua. Nos argumentos da maioria “os fins justificam o meios”. Mas não foi isso que Jesus Cristo nos ensinou.

[...] O Reino já havia iniciado e os que acreditaram nessa mensagem e em seu Anunciador deveriam demonstrar isso de forma concreta, não com teorias ou elucubrações, mas com o exemplo, levando as pessoas desesperançadas a quererem viver como elas. Este, inclusive, era o propósito de Israel, conforme pode ser visto em Deuteronômio 4.5-8.

Infelizmente, como se sabe o Povo Eleito fez justamente o contrário e, de acordo com o que Paulo diz em Romanos 2.24, fazendo referência a Isaías 52.5; Lamentações 2.15,16; Ezequiel 36.20-23, etc., em vez de as pessoas glorificarem ao Pai celestial pelo testemunho de Israel, o nome do Senhor era blasfemado e ultrajado entre os que não conheciam a Deus.

A mesma exortação pesa sobre os discípulos atualmente. Caso não vivam como Cristo estipulara no célebre Sermão, em vez de as pessoas glorificarem a Deus, o nome dEle será blasfemado e os discípulos deverão ser lançados fora e “pisados pelos homens”. (CARVALHO, César Moisés. O Sermão do Monte. 1.ed., RJ: CPAD, 2017, p.63).

Havendo tempo hábil, após expor o conteúdo de sua revista, proponha uma dinâmica entre seus alunos para ampliar a reflexão no âmbito prático do tema. Em dois pedaços de papel distintos, peça para que no primeiro eles escrevam atitudes antiéticas, como estas aqui já mencionadas e que Jesus não faria, mas muitos crentes infelizmente fazem. No segundo pedaço de papel, peça-lhes que escrevam o que eles poderiam fazer para combater, modificar, conscientizar as pessoas acerca da prática citada na folha anterior. Nada se transforma apenas com críticas, é necessário ação. Motive seus alunos a ser a diferença que desejam ver no mundo.

Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa. Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus (Mt 5.14-16).

O Senhor lhe abençoe e capacite. Boa aula!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/298-licao-11-a-etica-do-reino-de-deus.html Acesso em 09 junho 2020

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.