Juvenis

Lição 4 - Amós - política e justiça social no mundo bíblico III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 4 – AMÓS, JUSTIÇA E POLÍTICA SOCIAL NO MUNDO BÍBLICO

...

INTRODUÇÃO

Amós profetizou os oráculos de Deus para o povo de Israel (reino do norte) denunciando os pecados deste povo e das nações circunvizinhas, alertando-os sobre as injustiças e desigualdades sociais, a falsa religiosidade, a corrupção e a opressão política dos mais poderosos sobre os mais fracos praticados por eles. Nesta lição estudaremos sobre os pecados de Israel e das nações, as causas e consequências da injustiça social reinante em Israel e as sentenças de Deus sobre este povo anunciadas pelo Senhor através de cinco visões.

I – CONTEXTO HISTÓRICO

1. SÍNTESE BIOGRÁFICA DE AMÓS

Amós, profeta oriundo da cidade de Tecoa, cujo nome significa “Aquele que carrega o fardo” era pastor de ovelhas e um agricultor coletor de sicômoros (uma espécie de figueira), e por ordenança do Senhor profetizou para Israel (reino do norte) durante os reinados de Uzias, rei de Judá, e de Jeroboão II, filho de Joás, rei de Israel. Amós foi contemporâneo dos profetas Oseias, Jonas, Isaías e Miqueias tendo profetizado para Israel dois anos antes de um grande terremoto.(Am 1:1; Am 7:14-15)

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/01/notas_1t_2020_juvenis_lic3a7c3a3o_4_amc3b3s_polc3adtica-e-justic3a7a-social-no-mundo-bc3adblico.pdf Acesso em 23 jan. 2020

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.