Juvenis

Lição 5 - Obadias - a soberana vontade de Deus II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores

COMENTARISTA: DÉBORA MACHADO

COMENTÁRIO: PROF. MARCELO OLIVEIRA DE OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 5 – OBADIAS - A SOBERANA VONTADE DE DEUS

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. CONTEXTO HISTÓRICO

2. ESTRUTURA DO LIVRO

3. A MENSAGEM DE OBADIAS

OBJETIVOS

Enfatizar a importância da comunhão;

Justificar a vontade soberana de Deus;

Mostrar que a soberba conduz à destruição.

DEUS E SUA EXTRAORDINÁRIA SOBERANIA

Prezado professor, prezada professora, a lição desta semana tratará do tema da soberania de Deus na profecia de Obadias. A Palavra de Deus, a Bíblia, ao longo de seu conteúdo, mostra um Deus soberano que criou todas as coisas. Um Deus que jamais perdeu, nem perderá, o controle da história humana. Por isso, para aprofundar mais essa reflexão, reproduza em cópias o trecho do texto extraído da obra O Plano de Deus Para Você, editada pela CPAD, do respeitado teólogo evangélico, J.I. Packer:

“O que descobrimos quando lemos a Bíblia como um todo singular e unificado, com a mente alerta para observar seu foco real?

Descobrimos simplesmente isto: A Bíblia não é prioritariamente sobre o homem. Seu tema é Deus. Ele (se a frase for permitida) é o ator principal da história no drama, o herói da história. A Bíblia é uma visão factual do seu trabalho nesse mundo – passado, presente e futuro, com comentários explanatórios de profetas, salmistas, sábios, e apóstolos. O seu tema principal não é a salvação do homem, mas a obra de Deus vindicando seus propósitos e glorificando-o num cosmos pecaminoso e desordenado. Ele faz isto estabelecendo o seu reino e exaltando o seu filho, criando um povo para adorá-lo e servi-lo, e enfim, desmantelando e reagrupando esta ordem de coisas, erradicando o pecado deste mundo.

É dentro desta larga perspectiva que a Bíblia ajusta a obra de Deus de salvar homens e mulheres. Ela descreve Deus como mais do que um arquiteto cósmico distante, ou um titio celestial onipresente, ou uma força de vida impessoal. Deus é mais que qualquer deidade inferior substituta que habita as mentes do século XX. Ele é o Deus vivo, presente, ativo em toda parte, ‘glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas’ (Êx 15.11). Ele dá a si mesmo um nome − Yahweh (Jeová [Senhor]; veja Êx 3.14,15; 6.2,3), o qual seja traduzido por ‘Eu sou o que sou’, ou ‘Eu serei o que serei’ (o hebraico significa ambas as coisas), é uma proclamação de sua auto-existência e auto-suficiência, sua onipotência e sua liberdade ilimitada de agir.

Este mundo é de Deus; Ele o fez e Ele o controla. Ele ‘faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade’ (Ef 1.11). Seu conhecimento e domínio estendem-se às menores coisas: ‘E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados’ (Mt 10.30). ‘O Senhor reina’ – os salmistas fazem desta verdade imutável o começo de seus louvores, repetidas vezes (veja Sl 93.1; 96.10; 97.1; 99.1). Embora assolem forças hostis e ameace o caos, Deus é rei. Por conseguinte, seu povo está a salvo” (PACKER, J. I. O Plano de Deus Para Você. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.22,23).

Para concluir a aula em seguida, distribua as cópias do texto e dê pelo menos cinco minutos para os alunos fazerem a leitura do texto. Depois, destaque o seguinte trecho texto:

“A Bíblia não é prioritariamente sobre o homem. Seu tema é Deus. Ele (se a frase for permitida) é o ator principal da história no drama, o herói da história. A Bíblia é uma visão factual do seu trabalho nesse mundo – passado, presente e futuro, com comentários explanatórios de profetas, salmistas, sábios, e apóstolos. O seu tema principal não é a salvação do homem, mas a obra de Deus vindicando seus propósitos e glorificando-o num cosmos pecaminoso e desordenado.”

Mostre a classe que não só a profecia de Obadias, mas todos os livros da Bíblia têm o objetivo de mostrar o plano de Deus agindo soberanamente num processo que culminará no envio de Jesus Cristo, “a imagem do Deus invisível” (Cl 1.15). Eis o objetivo maior da Bíblia.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/348-licao-5-obadias-a-soberana-vontade-de-deus.html Acesso em 21 jan. 2020

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.