Juvenis

Lição 3 - A natureza moral do ser humano II

ASSEMBLEIA DE DEUS - IADALPE - ITAPISSUMA II/ITAPISSUMA-PE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2019

Juvenis: Eu, um líder

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: DC. AILDO FERREIRA

LIÇÃO Nº 3 – A NATUREZA MORAL DO SER HUMANO

...

INTRODUÇÃO

Em 1.26-30, encontramos “O Homem Feito à Imagem de Deus”. 1) Um ser espiritual apto para a imortalidade, 26ab; 2) Um ser moral que tem a semelhança de Deus, 27; 3) Um ser intelectual com a capacidade da razão e de governo, 26c,28-30 (G. B. Williamson).

Uma das marcas da imagem de Deus foi Ele ter dado ao homem o status e o poder de governante. O direito de o homem dominar (28) ressalta o fato de que Deus o equipou para agir como governante. A aptidão para governar implica em capacidade intelectual adequada para argumentar, organizar, planejar e avaliar. A aptidão para governar implica em capacidade emocional adequada para desejar o mais alto bem-estar dos súditos, apreciar e honrar o que é bom, verdadeiro e bonito, repugnar e repudiar o que é cruel, falso e feio, ter profunda preocupação pelo bem-estar de toda a natureza e amar a Deus que o criou. A aptidão para governar implica em capacidade volitiva adequada para escolher fazer a toda hora o que é certo, obedecer ao mandamento de Deus indiscutivelmente e sem demora, entregar alegremente todos os poderes a Deus em adoração jovial e participar em uma comunhão saudável com a natureza e Deus. (Comentário de Beacon Pentateuco Vo l. 01 Pag. 33).

I . O SER HUMANO É A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS (Subsídio Complementares)

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn I.24b). O verbo “fazer”, na primeira pessoa do imperativo, no plural, denota que o Criador não estava sozinho, na criação do homem. A compreensão humana não alcança a grandeza daquele momento único e singular, totalmente distinto de todo processo criador dos demais seres.

Apesar disso, pode-se entender que, num ponto do planeta, no Oriente, no sítio do jardim do Eden ou do Paraíso, o Deus Pai, o Deus Filho e Deus Espírito Santo se reuniram solenemente para fazer surgir o novo ser que haveria de revolucionar toda a criação. Por um momento, de modo positivo; por muitos séculos, de modo negativo. Mas, de qualquer forma, ali estava a reunião solene da Trindade para criar o homem à imagem e semelhança de Deus!

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

https://www.4shared.com/office/Tz9z1M_1da/3T2019_L3_juvenis_aildo.html

Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com/2016/07/licao-3-natureza-moral-do-ser-humano.html Acesso em 10 jul. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.