Juvenis

Lição 8 - Vale a pena ser bom I

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

JUVENIS: BONS CONSELHOS

COMENTARISTAS: MARCELO ROBERTO, TELMA BUENO, THIAGO SANTOS E VERÔNICA ARAÚJO

COMENTARISTA: SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 8 – VALE A PENA SER BOM

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Vale a pena ser bom.

- Peçam para que os alunos falem sobre os atos de bondade que eles realizam.

Anote-os no quadro.

- Perguntem: Por que vocês consideram que estes atos representem atos de bondade?

Aguardem as respostas.

- Depois, reflitam sobre o que seja atos de bondade.

- Em seguida, utilizem a dinâmica “Bondade em ação”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Bondade em Ação

Objetivo: Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.

Material:

Texto bíblico: Lc 10. 30 a 35

06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.

Procedimento:

- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.

Quer saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.

- Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e solidariedade.

- Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.

- Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?

Aguardem as respostas.

- Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2018/11/juvenis-curriculo-do-ano-1-juvenis-bons_20.html Acesso em 20 nov. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.