Juvenis

Lição 4 - Como se deu o ministério de Jesus II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIA DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Juvenis: Jesus e o reino de Deus

COMENTARISTA: MARCOS TEDESCO

COMENTARISTA: PROF. MARCELO OLIVEIRA DE OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 4 – COMO SE DEU O MINISTÉRIO DE JESUS

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. UM CHAMADO, UMA MISSÃO A SER CUMPRIDA

2. O MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS>/p>

3. O MINISTÉRIO MESSIÂNICO DE JESUS

4. QUAL É O SEU CHAMADO

OBJETIVOS

Explicar o ministério terreno de Jesus;

Demonstrar como se deu o ministério messiânico de Jesus;

Conscientizar o aluno a respeito do seu chamado pessoal.

Prezado professor, prezada professora,

A lição desta semana tem como propósito analisar o ministério terreno de Jesus, mostrando a importância das obras realizadas pelo nosso Senhor a fim de destacar o seu ministério messiânico. À luz do ministério de Jesus, a presente lição convida aos alunos a reconhecer o chamado pessoal para expandir o Reino de Deus. É impossível ficar indiferente a Cristo quando estudamos o seu ministério. Nesse sentido, compartilhamos um trecho de uma obra que o ajudará na aplicação desta lição à vida dos alunos:

Jesus veio para nos revelar Deus. Ele é a definição de Deus – como é, verdadeiramente, o coração de Deus, o que Deus planeja para o mundo, e o que Deus planeja para a nossa vida. Um encontro íntimo com Jesus é a experiência mais transformadora da existência humana. Conhecê-lo, como Ele é, é voltar para casa. Ter a sua vida, alegria, amor e presença, é algo que não tem comparação. Um verdadeiro conhecimento de Jesus é a nossa maior necessidade e a nossa maior felicidade. Equivocar-se a respeito d’Ele é o mais triste engano de todos.

Agora – Ele não fez os esforços da encarnação, naquela ocasião, para se esconder de nós durante os dois mil anos seguintes.

Há um ensinamento popular, que diz: ‘Devemos ser verdadeiros e autênticos’, que pretende nos ajudar com dificuldades, dizendo que não há problemas se Deus está distante, que devemos lutar apenas com alguns sussurros dEle. E embora isso seja – relativamente – consolador, será que isso traz as pessoas a uma experiência regular com Jesus? É isso que o cristianismo deve fazer.

O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada), o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. (1 Jo 1.1-3)

Os registros sobre Cristo estão escritos para que você possa vivenciá-lo como eles puderam, esta íntima conexão com o Pai e o Filho. João diz que você pode ter a mesma amizade com Jesus que ele teve. Por isso, Jesus veio.

Assim, se você não conhece Jesus como uma pessoa, se não conhece a sua notável personalidade – [...] severo e impaciente com tudo o que é religioso, gentil, criativo, [...] – você foi enganado.

Se você não vivencia Jesus diariamente, intimamente, dessas mesmas maneiras, se não conhece a consolação da sua presença, se não ouve a sua voz, falando pessoalmente a você – você foi roubado.

Se não conhece o poder da sua vida habitando em você, moldando a sua personalidade, curando a sua devastação, capacitando-o para viver como Ele viveu – você foi assaltado.

É por isso que oramos.

Jesus, mostra-me quem realmente és. Eu oro pedindo que conheça o teu eu verdadeiro. Eu quero o Jesus verdadeiro. Eu te peço por ti. Espírito de Deus, liberta-me, de todas as maneiras, para que eu conheça a Jesus como Ele realmente é. Abre os meus olhos para vê-lo. Liberta-me de tudo o que é falso a respeito de Jesus, e traze-me o que é verdadeiro (ELDREDGE, John. Um Mestre fora da Lei:Conhecendo a surpreendente, perturbadora e extravagante personalidade de Jesus. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p.21).

Marcelo Oliveira de Oliveira

Editor Responsável da Revista Juvenis

Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/juvenis-subsidios/646-licao-14.html Acesso em 19 abr. 2017.

Copyright © 2003 - 2020 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.