Juvenis

Lição 2 - Quem é Deus? II

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Juvenis: Respostas às dúvidas sobre a fé cristã

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROFª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 2 – QUEM É DEUS?

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. REVELADO PARA SER CONHECIDO

2. CONHECENDO O CARÁTER DE DEUS

3. COMO AS PESSOAS VÊEM DEUS

4. EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO

OBJETIVOS

Conhecer o Deus revelado nas Escrituras;

Saber o que é ateísmo e panteísmo;

Compreender o caráter de Deus revelado em seus nomes.

Querido (a) professor (a), nesta que será a primeira aula do ano vamos falar sobre Deus. Tem algum tema melhor para abrir 2018 com chave de ouro?! Que este Deus maravilhoso e Todo-Poderoso abençoe você e sua turma neste novo calendário que se inicia.

Por uma série de questões socioculturais, geralmente no final e início de cada ano a maioria das pessoas tende a ficar frustrada pelo que ainda não aconteceu, ansiosas pelo que deseja que aconteça ou angustiada pelo que temem acontecer. Imagine estes sentimentos na intensidade peculiar aos juvenis. Por isso, tanto para você, professor, quanto para eles, é importante refletir que esta marcação de tempo linear, apesar de útil, é uma mera invenção humana.

O tempo do Senhor é diferente, ele não segue a nossa agenda, lógica ou ritmo. Trata-se do “kairós”, em grego: καιρός, isto é, "o momento oportuno", "certo" ou "supremo". A palavra “supremo” por sua vez no dicionário da língua portuguesa refere-se ao que está acima de qualquer coisa; ao que pertence a Deus, o tempo divino.

Como bem diz as Escrituras: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pe 3.8).

Você confia no tempo do Senhor? Confia que a hora dEle é perfeita e Ele não se atrasa? Crê que Ele não volta atrás em suas promessas, ainda que alguns as julguem tardias?! Então, lança sobre o Senhor toda a sua frustração, angustia e ansiedade, porque Ele certamente tem cuidado de você (1 Pe 5.7).

Que tal propor esta reflexão à sua turma?! Eles estão sob grande pressão, crescer, fazer vestibular, escolher uma profissão, o que fazer para o resto de suas vidas, etc. Cheios de expectativas e anseios. Antes de começar a aula, converse com eles sobre esses assuntos e por fim, leia a passagem de Mateus 6.25-34. Em seguida, ore por todas as questões apresentadas, pedindo que o Senhor cuide de cada uma, e dê a todos a paz que o mundo não conhece, que excede todo o entendimento e os ajuda a semear, fazer a sua parte, mas sem angustia, com a confiança de que o Deus Todo-Poderoso é quem abençoará o crescimento e colheita de cada semente plantada, em todas as áreas de suas vidas.

Para introduzir o nosso tema “Quem é Deus?” sugerimos que você proponha esta pergunta aos seus juvenis, incentivando-os a responderem de uma forma bem pessoal. Diga que não se refere a conceitos teológicos ou respostas pedagogicamente elaboradas, mas uma que seja franca e com base nas suas próprias experiências pessoais. A fim de ajudá-los a se aprofundarem e se expressarem melhor, proponha também outros questionamentos: Quando e como foi a primeira vez que você ouviu falar de Deus? De lá pra cá, o que mudou no seu pensamento a respeito dEle? Que experiências pessoais você já teve com Ele e pode citar que comprovaram ou fortaleceram sua fé de que Deus existe? Como você falaria de Deus para alguém que nunca ouviu falar dEle? Incentive sua classe a buscar esse conhecimento e relacionamento, íntimo e pessoal com o Senhor.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/721-li%C3%A7%C3%A3o-2-quem-%C3%A9-deus.html Acesso em 03 jan. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.