ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 8 - ABSALÃO: O ALTO PREÇO DA VINGANÇA
O nome Absalão, em hebraico אַבְשָׁלוֹם (Avshalom), significa "pai da paz" ou "meu pai é pacífico". Embora seu nome evoque a paz, sua história é marcada por diversos conflitos e traições. Nasceu em torno do ano 1000 a.C. O terceiro filho do Rei Davi, gerado de Maaca, herdeira do Rei Gesur, chamado Talmai. Era um pequeno reino situado perto do monte Hermom (Js 13:13): “Porém os filhos de Israel não expulsaram os gesureus, nem os maacateus; antes Gesur e Maacate ficaram habitando no meio de Israel até ao dia de hoje.” (Js 13:13)
Absalão se distinguia por sua beleza sem defeito, por sua longa e vasta cabeleira. Seus cabelos pesavam tanto, que ele os cortava, a cada dois anos, a cabeleira cortada tinha um peso cerca de 2,4 kg: “ Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum. “ (II Sm 14.25) Absalão era um jovem abastado e possuía todos os bens materiais que um jovem de sua época poderia querer. Sendo o filho do maior rei de Israel, era rico, aclamado e elogiado.
A poligamia produziu frutos fatais, pois as mulheres sentiam ciúmes dos maridos, os irmãos tinham desentendimentos atrozes; cada mulher tinha uma casa/tenda para viver com seus filhos etc. As famílias eram totalmente desestruturadas. O protagonista desta lição é resultado deste lar, onde os laços afetivos, as conexões emocionais, interações, a comunicação, prejudicam o desenvolvimento emocional da pessoa, afetando os relacionamentos, produzindo amargura e sede de vingança.
Apesar de tudo isto, Absalão era um líder nato, dotado de personalidade e com marcante carisma, demonstrava impulsividade nas suas ações. No entanto, não deixou de ser maquinador e conspirou para alcançar suas posições no poder e suprir suas ambições. Não hesitou em manipular pessoas para se envolverem numa rebelião ao rei de Israel. Seu propósito era tomar o lugar de seu pai e afirmar-se diante de todos com demonstrações de impiedade, crueldade e imoralidade.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA