ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: UM ESTUDO PANORÂMICO DE APOCALIPSE
COMENTARISTA: PAULO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 1 - APOCALIPSE, O FINAL DA HISTÓRIA !
Queridos professores e professoras, sejam bem-vindos a mais um trimestre e que trimestre ! Falaremos sobre o livro profético do Novo Testamento onde estão as mensagens que apontam para o fim dos tempos, para a conclusão de todas as coisas. E o Senhor revelou-as para os sábios e os pequeninos, para aqueles que estão em plena comunhão com Ele. Um dos que receberam a Revelação mais profunda, com maior intensidade e satisfez a curiosidade de muitas pessoas, foi João, filho de Zebedeu, o discípulo amado de Jesus. Pastoreava a igreja em Éfeso quando foi banido por Domiciano, em 95 d.C. Voltou a Éfeso no ano seguinte. Nesse meio tempo foi escrito o livro. A data comumente aceita é 96 d.C. João foi deportado para a Ilha de Patmos e lá sofreu diversas torturas, inclusive foi fervido 24 h num caldeirão de azeite fervente. Numa época de perseguição, quando os apóstolos já estavam mortos, ele foi o único que sobrou para contar-nos o que o Senhor lhe mostrou.
A Ilha de Patmos é o local para onde o apóstolo João foi banido por causa da palavra e do testemunho de Jesus Cristo. Foi nela que registrou o seu maior livro: a Revelação do Apocalipse , “Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.” (Ap 1.9). Era uma pequena ilha grega, de formação vulcânica que faz parte das Espórades do Arquipélago Grego ( arquipélago do norte do mar Egeu, pertencente à Grécia. Seu nome em grego significa espalhado) e que agora se chama Patino. Está situada ao longo da costa meridional da Ásia Menor a umas 30 milhas ao sul do Samos Tera, cerca de 15 milhas de circunferência e nada produz. (parágrafo baseado em DAVIS, John. D. Dicionário da Bíblia. 22.ed. São Paulo: Hagnos e JUERP, 2002)
O Apocalipse de João foi considerado uma revelação divina e, por isto, recebeu a merecida canonização. Dotado de uma linguagem riquíssima em figuras, símbolos e tipos, deve ser lido com intenso cuidado para não causar problemas na interpretação. É preciso lembrar que este livro não foi escrito apenas para o povo israelense, suas mensagens são sinais para a Igreja de Cristo, que deve ficar atenta às recomendações do Senhor para todo o Seu povo. Nestes últimos dias, a Igreja tem enfrentado muitos obstáculos e o seu dever é voltar-se para o Senhor com o fim de colher resultados que glorifiquem o Senhor.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA