ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: Feliz por inteiro: o que Deus preparou para mim
COMENTARISTA: JONAS JOSÉ DE OLIVEIRA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 2 - DEPRESSÃO, COMO LIVRAR-SE DELA?
A depressão é conhecida como o “mal do século”, devido à alta incidência desta doença que tem afetado tantas pessoas na atualidade. A melancolia era uma doença já detectada por Hipócrates, em V a.C., na Grécia e, segundo este referencial dos médicos, já afetava o funcionamento do organismo e o humor, dado o excesso da presença da bílis negra.
Três séculos depois o médico romano Celso, ao detectar traços de melancolia, recomendava uma série de atividades para seu tratamento, tais como: incentivar a distração com leitura e jogos, realizar uma atividade moderada ao ar livre e consumir ervas medicinais para reequilibrar o excesso de bílis negra.
Os estudos mais aprofundados da psiquiatria e do funcionamento orgânico cerebral vem evoluindo com o passar dos anos. Esta disciplina médica verifica que a depressão tem duas origens: endógena (causada por fatores internos, hereditários e fisiológicos) e exógena (causada por fatores externos, circunstâncias que desencadeiam o estado depressivo).
Dentre os sintomas da depressão, podemos averiguar que o indivíduo é afetado conjuntamente, pois apresenta dificuldades de comunicação com os demais, seu controle emocional e intelectual é afetado. Consequentemente, ele manifesta sentimento de culpa, dificuldades para se concentrar, sentimento de frustração, irritabilidade, falta de confiança e desejos de auto-destruição (tentativas de suicídio, cortes no corpo).
O estudioso de etimologia das palavras, Benjamin Veschi (2019), destaca que o vocábulo depressão origina-se no latim e está relacionado à geologia:
Localiza-se no latim como depressio, sobre a ideia de uma forma afundada como consequência natural ou por uma força exercida. A desconstrução dos elementos identifica o prefixo de-, que se refere a um condicionamento indicando uma relação descendente, tendo raiz no indo-europeu *de-, e pressio, que marca a palavra pressão, associada a seu verbo como premere, com uma raiz indo-europeia em *per-.
Quando pensamos no espaço geológico podemos perceber sua dimensão mutante. Assim, há montanhas, planícies, colinas, falésias, vales e todo tipo de acidentes. Em outras palavras, no relevo há estruturas ascendentes e descendentes. Em sua origem mais remota, este termo era usado para descrever a dimensão mutante da Terra. Com o passar do tempo, a ideia de afundamento terrestre foi projetada para outras áreas, como o declínio emocional do indivíduo e da economia. (Veschi, 2019)
A doença chamada “mal do século” vem afetando as pessoas há milênios. Muitos crentes referem-se a ela como uma pressão demoníaca que afeta os servos do Senhor, trazendo prejuízos à vida espiritual. No entanto, vários deles se esquecem das personagens bíblicas que, também, tiveram momentos de depressão e, mesmo assim, compartilharam da doce presença e cuidados do Senhor.
MOISÉS - diante de tantas circunstâncias adversas, Moisés sente-se pressionado, sem condições de suportar tais situações, com forças inferiores para o enfrentamento dos obstáculos, o que o fez questionar a Deus:
Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo? Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? Para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais? De onde teria eu carne para dar a todo este povo? (Nm 11.11-13)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA