Juniores

Lição 9 - Ezequias confia em Deus

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 20219

Juniores - Vitórias do povo de Deus

COMENTARISTA: CRISTIANE ALVES

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 9 – EZEQUIAS CONFIA EM DEUS

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seus alunos a confiar que Deus sempre ouve nossas orações.

Memorizando

“Eu clamo a ti, ó Deus, pois tu me respondes; inclina para mim os teus ouvidos e ouve a minha oração. (Rm 17.6 – NVI).

Texto Bíblico: Is 37.1-37.

A confiança do rei Ezequias

O que a Bíblia diz a respeito de Ezequias não é dito acerca de nenhum outro rei: “Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés” (2Rs 18.5,6).

Nem mesmo Davi – que foi um referencial de retidão para todos os reis de Judá, e um homem segundo o coração de Deus (cf. At 13.22) – superou Ezequias. A Bíblia declara: “Porquanto Davi fez o que era reto perante o SENHOR e não se desviou de tudo quanto lhe ordenara, em todos os dias da sua vida, senão no caso de Urias, o heteu” (1Rs 15.5). O caso de Urias, o heteu encontra-se registrado em 2 Samuel 11, isto é, o adultério com Bate-Seba e assassinato do marido dela.

No sexto ano do reinado de Ezequias (722 a. C.), o Reino do Norte (Israel) foi levado cativo para a Assíria (2Rs 18.9-11). Oito anos depois a mesma ameaça de cativeiro bateria às portas de Judá, o Reino do Sul (2Rs 18.13-37; 2Cr 32.1-20; Is 36). A confiança de Ezequias em Deus foi severamente desafiada por Rabsaqué, comandante do exército de Senaqueribe, rei da Assíria. Eis alguns trechos da afronta de Rabsaqué a Ezequias e ao Senhor, dita perante os representantes do rei e o povo:

Rabsaqué lhes disse: Dizei a Ezequias: Assim diz o sumo rei, o rei da Assíria: Que confiança é essa em que te estribas? Bem posso dizer-te que teu conselho e poder para guerra não passam de vãs palavras; em quem, pois, agora, confias, para que te rebeles contra mim? Confias no Egito, esse bordão de cana esmagada, o qual, se alguém nele apoiar-se, lhe entrará pela mão e a traspassará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam. Mas, se me dizes: Confiamos no SENHOR, nosso Deus, não é esse aquele cujos altos e altares Ezequias removeu, dizendo a Judá e a Jerusalém: Perante este altar adorais em Jerusalém? (2 Rs 18.19-22; cf. 2 Cr 32.9-12).

Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão; nem tampouco vos faça Ezequias confiar no SENHOR, dizendo: O SENHOR, certamente, nos livrará, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria (2Rs 18.29,30; cf. 2Cr 32.15).

Mais adiante o rei da Assíria enviaria mensageiros a Ezequias com uma carta dizendo: Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria. Já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, como as destruíram totalmente; e crês tu que te livrarias? (2Rs 19.10,11).

O que temos na sequência é uma das mais belas orações da Bíblia: Tendo Ezequias recebido a carta das mãos dos mensageiros, leu-a; então, subiu à Casa do SENHOR, estendeu-a perante o SENHOR e orou perante o SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra, tu fizeste os céus e a terra. Inclina, ó SENHOR, o teu ouvido e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos e vê; ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo. Verdade é, SENHOR, que os reis da Assíria assolaram todas as nações e suas terras e lançaram no fogo os deuses deles, porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR Deus (2Rs 19.14-19; cf. Is 37.14-20).

A resposta à oração de Ezequias veio através do profeta Isaías com a promessa da destruição do exército assírio pelo próprio Deus, como de fato ocorreu (2Rs 19.20-37; 2Cr 32.21-23; Is 37.21-25). Tempos depois o rei Ezequias adoeceu duma enfermidade mortal. O profeta Isaías foi até ele, dizendo: “... Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos, e chorou muitíssimo” (2Rs 20.1-3).

A soberania divina não vê inadequação na oração pela cura, pois tanto a oração quanto a resposta de Deus são parte de seu plano (cf. 1Rs 21.29; Ez 33.13-16; Tg 5.15,16). O Senhor Deus ouviu a oração de Ezequias, viu suas lágrimas e o curou. Acrescentou-lhe mais quinze anos de vida, e ainda prometeu livrá-lo definitivamente dos assírios (2Rs 20.4-7). Tudo isso porque Ezequias, do começo ao fim de seu reinado, confiou no Senhor seu Deus.

Aplicação da Lição

Enfatize aos seus alunos que Confiar em Deus é a atitude mais acertada que um ser humano pode ter. Isto porque essa confiança nos dá segurança, alegria e força para enfrentar qualquer desafio que esteja na nossa frente. Deus é fiel e bom, e nunca desampara nem abandona aqueles que confiam Nele!

Fontes Consultadas:

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.

TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.