Juniores

Lição 13 - Daniel, um homem de oração

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Juniores: Histórias de fé e coragem

COMENTARISTA: JOSÉ CARVALHO DE ANDRADE

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 13 – DANIEL, UM HOMEM DE ORAÇÃO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa conscientizar-se que todos nós que são filhos de Deus, precisamos viver de forma integra e em constante oração para que Deus seja glorificado através de nossas ações.

Memorizando

“Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho.” (Ef 6.19 – NVI).

Texto bíblico em estudo: Dn 6.1-23

Explorando as Escrituras

O rei de Babilônia chamado Dario gostava muito de Daniel, porque este era muito bondoso e sábio. Dario escolheu Daniel como um governante principal no reino. Outros homens no reino ficaram com inveja de Daniel. E sempre procuravam ocasião para prejudicá-lo. Mas não conseguiam, pois Daniel era integro, ou seja, era corretíssimo em tudo o que fazia e falava.

Chegando ocasião em que o rei Dario fazia aniversário eles tiveram uma idéia má e planejaram minuciosamente como executá-la.

Então procuraram o rei Dario e disseram:

_ Concordamos, ó rei, que deve fazer uma lei dizendo que, por trinta dias, ninguém deve orar a outro deus ou homem, mas só a você, ó rei. Quem desobedecer, deve ser jogado aos leões.

Dario não sabia por que queriam essa lei. Mas, achou que era boa idéia, e fez escrever essa lei e assinou com o selo real. Então, não podia mais ser mudada.

Sabem por que eles tiveram essa idéia? Porque Daniel tinha por habito orar três vezes ao dia, e isso todos sabiam. E fizeram questão de que Daniel recebessem o aviso dessa nova lei. Quando Daniel soube dela, foi para casa e orou, assim como sempre. Os homens maus sabiam que Daniel não ia parar de orar a Deus. Ficaram contentes, porque seu plano de se livrarem de Daniel funcionou.

Quando o rei Dario soube por que os homens queriam esta lei, ficou triste. Mas não pôde mudar a lei e, por isso, mandou Daniel ser lançado na cova dos leões. Porém, o rei disse a Daniel:

_ Espero que seu Deus, a quem você serve, o salve.

Por mais que o rei Dario tentasse, nem ele mesmo conseguia revogar a ele por ele assinada. Não teve jeito. Daniel foi lançado na cova (um local onde ficavam vários leões famintos). Jogaram Daniel lá e rolaram uma enorme pedra tampando e entrada. O rei Dario olhou dentro da cova dos leões e ficou tão perturbado que nem dormiu naquela noite. De manhã, foi correndo à cova dos leões. Ele gritou:

_ Daniel, servo do Deus vivente! Pôde seu Deus, a quem você serve, salvá-lo dos leões?

_ Deus enviou seu anjo - respondeu Daniel - e fechou a boca dos leões, de modo que não me machucaram.

O rei alegrou-se muito. Mandou tirar Daniel da cova. E ordenou que os homens maus, que quiseram se livrar de Daniel, fossem jogados aos leões. Já antes de atingirem o chão, os leões os pegaram e os devoraram

O rei Dario escreveu a todo o povo no seu reino:

_ Ordeno que todos respeitem o Deus de Daniel. Ele faz grandes milagres. Salvou Daniel de ser devorado pelos leões.

Conclusão

Professor (a) enfatize aos pequenos que os deparamos com inúmeras situações e circunstâncias em que precisamos tomar decisões rápidas e sábias. Essas decisões devem ser acompanhadas de oração e da resposta do Senhor. Inúmeras vezes vamos desonrar a Deus com nossos próprios caminhos e vontades. Que saibamos viver uma vida que Lhe dê toda a glória.

Quando damos o devido louvor a Deus, Ele nos honrará. Não esqueça, então: honre a Deus e seja humilde. Confie NELE E ele tudo fará.

Referências bibliográficas

• SCHULTZ, Samuel J. – A História de Israel no Antigo Testamento – 2º edição – Editora Vida Nova, 2009

• JOSEFO, Flávio. História dos hebreus: de Abraão à queda de Jerusalém (obra completa). Trad. de Vicente Pedroso. Editora: CPAD, 2004.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.