ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2019
Juniores: As histórias de Jesus
COMENTARISTA: PATRÍCIA ALMEIDA
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 12 – A OVELHA PERDIDA
Texto bíblico: Lc 15.1-7
Objetivo do professor:
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno crer que Deus jamais nos esquece, e não desiste de querer que sejamos felizes.
Introdução
Estudaremos nesta lição a parábola da ovelha perdida, ensino do Senhor Jesus quanto ao amor divino pelos pecadores.
Esta parábola tem como objetivo enaltecer a nobreza da preocupação que se deve ter com aqueles que estão desgarrados do aprisco.
Esta parábola ainda tem como objetivo nos despertar no sentindo de buscar aqueles que estão de fora dos caminhos do Senhor.
I – Perdidos e achados
Jesus foi criticado freqüentemente pelos chefes religiosos de seu tempo, de modo que a queixa deles em Lucas 15:1-2 não era novidade:
“Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.”
Jesus respondeu com uma série de três parábolas.
a) A parábola da ovelha perdida (15:3-7)
Os pastores são usados freqüentemente na Bíblia para descrever aqueles que cuidam do povo do Senhor. Um bom pastor está constantemente alerta para as necessidades de suas ovelhas e pronto a arriscar-se para preservá-las. Na parábola, o pastor percebe que uma de suas 100 ovelhas está perdida. Ele deixa as 99 e vai procurar a perdida. Quando a encontra, volta para casa e chama seus vizinhos para participar da comemoração.
A aplicação: há uma comemoração no céu quando um pecador perdido retorna ao Senhor.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA