ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Jovens: A PROVA DA VOSSA FÉ: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida
COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO 10 - FÉ PARA CRER QUE MILAGRES ACONTECEM
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Fé para crer que milagres acontecem. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Levanta-te e conta!”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Levanta-te e conta!
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o tema milagre.
Material:
Não é necessário
Procedimento:
- Os alunos devem estar sentados e organizados em círculo, se possível.
- Lancem a seguinte pergunta: O que é milagre?
Estimulem os alunos para que falem sobre o que entendem sobre isto.
- Depois, perguntem: Quais de vocês já receberam um milagre?
Para realizar o relato o aluno deve se levantar e contar de forma objetiva qual era o problema e como foi o milagre.
Antes do aluno se levantar, os demais alunos devem falar: Levanta-te e conta!
Esta ação se reporta ao que falou Jesus para o paralítico quando foi curado : “Levanta-te... e anda!”(Jo 5.8), aqui contextualizada para “Levante-te e conta”.
Para os alunos que não receberam ainda um milagre, orientem para que falem sobre um milagre que eles conhecem que aconteceu com alguém.
- Agora, falem: Vamos pensar agora, para que serve o milagre.
Aguardem as respostas dos alunos.
- Para concluir, falem: É sobre este tema o assunto da lição. Vamos nos aprofundar o estudo, agora?
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/09/jovens-prova-da-vossa-fe-vencendo.html Acesso em 29 de Nov de 2023