ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Jovens:SEJAM FIRMES: Ensino sadio e caráter santo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 12 -VENHA DEPRESSA
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
PREGUE A PALAVRA
O apelo paulino através da ordem emanada a Timóteo destaca o seu compromisso com o Evangelho. [...] a incisividade da expressão “pregues a palavra” tem a ver com o zelo do apóstolo em seu conteúdo escriturístico. Paulo adverte a Timóteo que pregasse a palavra “a tempo e fora de tempo”, sendo perseverante na exposição da correta doutrina.
Paulo convoca o jovem pastor a entender a dimensão do compromisso que todo cristão deve ter com a verdade revelada e a nós entregue através das Sagradas Escrituras, destacando que mesmo em tempos difíceis, o nosso papel é lutar para preservar o bom ensino da sã doutrina para os crentes.
O jovem pastor deveria preservar a essência da verdade revelada apesar do desejo dos ouvintes. Esta era uma advertência essencial, inclusive porque o apóstolo já previa tempos em que as multidões iriam rejeitar a “sã doutrina” – a doutrina ortodoxa, pura, como contida na Palavra de Deus –, preferindo mensagens que estivessem segundo os seus desejos pecaminosos.
Assim como o jovem pastor Timóteo, a expressão paulina também grita aos nossos ouvidos nos nossos dias. O presente século apresenta diversas distorções daquilo que é verdadeiro, a fim de agradar os ouvidos dos incontinentes.
Atualmente, métodos tidos como inovadores, apresentados como alternativas para que as igrejas sejam “relevantes”, defendem um jeito humanista secular de fazer missão, no qual a essência não é a pregação do evangelho. Não desconsideramos que a igreja possa (e até deva, em alguns casos) desenvolver outras ações no seu dia a dia – de cunho social ou cultural, por exemplo – só que nenhuma delas pode substituir a sua principal missão, que é a pregação do evangelho no poder do Espírito, fruto de constante busca em oração (At 4.29-31).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA