Jovens

Lição 4 - O Bom Pastor está comigo II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos

COMENTARISTA: MARCELO OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 4 - O BOM PASTOR ESTÁ COMIGO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

PANORAMA DO SALMO 23

O relacionamento com Deus é representado nas figuras do pastor e da ovelha. Não foram poucas as vezes que Deus tratou o seu povo como ovelhas do seu rebanho (Ez 34.22; Mt 25.33; Jo 10.27). Até mesmo quando chamou seus servos para reinar os tratou como pastores escolhidos para apascentar o seu grande rebanho, isto é, a nação de Israel (1 Cr 11.2; 17.6; Jr 23.2). Logo, a figura do pastor sempre esteve ligada aos cuidados de uma liderança em relação ao povo de Deus.

Encontramos esses aspectos quando lemos o Salmo 23. A figura do pastor destaca o seu cuidado para com a sua ovelha, e a reciprocidade da ovelha para com o pastor. O salmista demonstra como o cuidado do verdadeiro pastor para com a sua ovelha a encaminha pelo caminho do refrigério.

Assim, decidimos escrever uma rápida análise do Salmo 23 nesse breve subsídio.

O Senhor é o meu Pastor... O amor de Deus está resumido neste salmo como o amor de um pastor. O salmista emprega tal figura para descrever duas verdades muito fortes para nós:

1 – Estávamos distantes da casa de Deus, em Rm 3.23 o apóstolo Paulo fala: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”; em outras palavras o pecado de Adão nos afastou de Deus. Mas como prova do Seu amor Deus nos envia o Seu Filho, para que através dEle fôssemos resgatados:

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Is 53. 4-6

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.