Jovens

Lição 3 - O Messias já veio II

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos

COMENTARISTA: MARCELO OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 3 - O MESSIAS JÁ VEIO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A REBELIÃO CONTRA O UNGIDO DE DEUS

Avançando em nossa breve análise trimestral do livro dos Salmos, chegamos aos ensinamentos contidos no Salmo de número 2. Nele compreenderemos a necessidade que o ser humano tem de conhecer verdadeiramente a sua posição diante de Deus. Para isso, somos convidados a fugir das vãs filosofias que convidam o homem à uma rebelião contra o nosso Criador.

O Salmo 2 é de autoria do rei Davi. É um salmo dramático e repleto de poesia para tratar a respeito do Rei dos reis, embora alguns autores afirmem que o salmo foi escrito para ser usado na coroação dos reis da casa de Davi. […] Os objetivos são: revelar a emissão de decretos reais. […] apresentar a rebeldia da humanidade em relação a Deus, o Criador e Soberano; alertar aos rebeldes para que adquiram sabedoria e voltem-se para Deus mediante o seu Filho, o Messias.

O texto apresenta que as nações decidiram se levantam contra o Ungido do Senhor (v.2). A maldade do homem o faz pensar ser capaz de desafiar a Deus e a confrontar o Seu juízo. Isso muito em função do pecado original e inicial, fazendo-o desprezar os ensinos e orientações bíblicas, induzindo-o a se agarrar em uma filosofia vazia, que o aprisionará a uma vida regida por ilusões distante do Senhor.

O motim das nações (v.1) é um retrato do pecado que se espalhou como um vírus letal por toda a humanidade (Rm 3.23). Tudo começou com a desobediência de Adão e Eva. O pecado entrou no mundo por intermédio de um homem e contaminou toda a humanidade (Rm 5.12). Deus, contudo, não foi apanhado de surpresa; o Senhor na sua presciência, desde a fundação do mundo, já havia preparado um Messias para redimir a humanidade.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2025 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.