ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2021
Jovens: JESUS CRISTO VOLTARÁ: fé e perseverança para o glorioso dia com o Senhor da Igreja
COMENTARISTA: REYNALDO ODILO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 1 - A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Doutrina das Últimas Coisas. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para introduzir o estudo, perguntem: Qual o nome que é dado ao estudo da doutrina das últimas coisas?
Aguardem as repostas. Certamente, eles vão dizer que é Escatologia.
Escrevam o nome Escatologia no quadro.
Como podemos definir Escatologia?
Formulem de forma coletiva uma definição do que é Escatologia.
Aqui foi utilizada 02 vezes o método de Perguntas e Respostas.
- Em seguida, apliquem a dinâmica “A Ordem das Coisas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(03 formas de utilização: escrever o título da lição, o nome Escatologia, a definição coletiva de Escatologia); mas, vocês podem escrever outras informações;
Material da dinâmica;
- Estratégia do conhecimento prévio para a definição coletiva;
- Método de Perguntas e Respostas;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição, nome Escatologia e definição coletiva e a demonstração da dinâmica;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: A Ordem das Coisas
Objetivo: Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.
Material:
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de barbante
22 prendedores de roupa(mais conhecido como pegador de roupa)
11 envelopes
11 expressões digitadas(acontecimentos): O ARREBATAMENTO DA IGREJA, O TRIBUNAL DE CRISTO, A GRANDE TRIBULAÇÃO, AS BODAS DO CORDEIRO, A REVELAÇÃO DO SENHOR JESUS, O FIM DO IMPÉRIO DO ANTICRISTO, O JULGAMENTO DAS NAÇÕES, O MILÊNIO, A ÚLTIMA REVOLTA DO DIABO E SEU JULGAMENTO, O JUÍZO FINAL, NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.
- Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de mesa, cadeira, carteira etc.
- Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam pendurados todos os 11 acontecimentos digitados.
DURANTE A AULA:
- Solicitem aos alunos que procurem os 11 envelopes, antes falem que nestes envelopes há algo a ser revelado.
- Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que abram o envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.
- Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos escatológicos e coloque-os no varal, da esquerda para a direita.
- Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de forma objetiva, começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que vão acontecer.
À medida que for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar os eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente estará).
- Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre.Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/ Acesso em 27 Set. 2021