ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021
Jovens - Tema: Viglância, justiça e o culto a Deus: um chamado para a Igreja nos escritos do profetas menores
Comentarista: Israel Thiago Trota
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 11 - AGEU: ATENÇÃO PARA COM A CASA DE DEUS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Dia do Juízo está Chegando.
Utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Iniciem o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro do profeta Ageu, o décimo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Contexto histórico da época do profeta Ageu
Quem era Ageu
Partes do livro e suas características
Mensagem principal do livro
Utilizem um mapa para mostrar para quem o profeta Ageu profetizou e qual o teor de sua mensagem.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
- Quando vocês trabalhem sobre a prioridade que Deus exigia do povo quanto à reconstrução do templo ao invés do tempo, esforço e investimento em suas próprias casas, utilizem a dinâmica “Semeais muito e recolheis pouco”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco, mapa; mas, vocês podem escrever outras informações;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir a lição.
Dinâmica: Semeais muito e recolheis pouco
Objetivos:
Contextualizar o tema do perigo ao apego material dos judeus pós-cativeiro com a vida dos alunos.
Refletir sobre a mensagem de Ageu 1.6.
Material:
01 saco para presente do tipo metalizado
01 tesoura
01 cédula de 20,00 ou de outro valor maior
Procedimento:
Antes da aula:
Utilizando o tipo de saco metalizado para presente, cortem a parte de baixo do saco, deixando aberto dos 02 lados – façam isto em casa, para que os alunos não vejam.
Durante a aula:
- Apresentem um saco sem fundo, cortado da forma acima descrita. Os alunos não devem perceber essa retirada.
- Peguem uma cédula de 20,00 reais ou de outro valor e mostrem para a turma.
- Solicitem que um aluno se ponha de pé diante da classe e coloquem a nota de 20,00 reais dentro do saco.
Segurem o saco de forma que não apareça a parte de baixo aberta.
O que vai acontecer? A cédula vai cair no chão, passando pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).
Isto vai causar surpresa e alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado dentro do saco.
Repitam a operação. Certamente vão observar que o saco não tem o fundo. Agora, expliquem a situação lendo Ageu 1.6:
“Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.
- Falem: Aqui é uma demonstração da situação de apego financeiro e gastos pessoais, que levam ao consumo exagerado do dinheiro. Algo semelhante aconteceu com o povo judeu, quando voltou do cativeiro tendo como prioridade os recursos para suas casas e não para a reconstrução do templo. Mas, isto foi modificado com a atuação do profeta Ageu.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2021/08/jovens-vigilancia-justica-e-o-culto.html Acesso em 07 Set. 2021