ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021
Jovens - Tema: Viglância, justiça e o culto a Deus: um chamado para a Igreja nos escritos do profetas menores
Comentarista: Israel Thiago Trota
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 9 - HABACUQUE: A FÉ COMO FORMA DE VIDA
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Habacuque: A Fé como Forma de Vida.
Utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Habacuque, o oitavo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem um mapa para mostrar para quem o profeta Habacuque profetizou e qual o teor de sua mensagem.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
Ao trabalhar o item III, leiam o texto “Pés Rápidos”, que faz referência ao livro de Habacuque 3.19.
Texto de reflexão é um recurso didático que possibilita a ampliação de um tema em estudo.
- Para concluir, utilizem a dinâmica: Habacuque – Abraço.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco, mapa e texto de reflexão;
- Participação dos alunos na aula;
- Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;
- Aplicação de 01 dinâmica para concluir a lição.
Dinâmica: Habacuque - Abraço
Objetivos:
Trabalhar o significado dos nomes dos alunos e dos profetas menores, enfatizando que “abraço” é o significado do nome de Habacuque.
Promover momento de socialização, demonstrando afeto através do abraço.
Material:
Papel com o nome do aluno e seu significado
Procedimento:
- Falem sobre o significado dos nomes dos profetas menores estudados até a aula de hoje.
Oseias – Salvação
Joel – O Senhor é Deus
Amós – Carregador de fardos
Obadias – Servo do Senhor
Jonas – Pombo
Miqueias – Quem é semelhante a Jeová
Naum – Consolo
Habacuque – Abraço
– Depois entreguem para cada aluno o significado do nome dele em um cartão pequeno.
Para isto, vocês devem saber os nomes dos alunos. Aliás, todo professor deve saber o nome dos seus alunos!
Depois, procurar em sites o significado do nome de cada aluno. É uma pesquisa que requer paciência, pois há necessidade de procurar em vários sites.
Há nomes que vocês não encontrarão o significado. Então, ao entregar o papel sem o significado, peçam ao aluno para que fale o que sabe sobre seu nome, quem escolheu etc.
– Agora, enfatizem que ABRAÇO é o significado do nome do profeta Habacuque.
Depois, falem: A gente poderia pedir para que vocês se abraçassem. Mas, neste período de Pandemia não é recomendável.
Vejam o que a Bíblia nos adverte em Ec 3.1b e 5b:
“… há tempo para todo o propósito debaixo do céu. …tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar.”
Que tal falar para os colegas do lado qual o significado do seu nome?
– Então, falem: É interessante abraçar enquanto nossos colegas e familiares estão perto, então aproveitemos as oportunidades e tenhamos expressões de afeto, carinho etc. Porém, vamos abraçar após este tempo de protocolos de segurança contra a Covid.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2021/08/jovens-vigilancia-justica-e-o-culto.html Acesso em 24 ago. 2021