ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021
Jovens - Tema: Viglância, justiça e o culto a Deus: um chamado para a Igreja nos escritos do profetas menores
Comentarista: Israel Thiago Trota
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 3 – JOEL: O PODER DO ESPÍRITO SANTO NOS ÚLTIMOS DIAS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição 03: Joel: O Poder do Espírito Santo nos Últimos Dias.(Pode ser falando ou escrevendo no quadro).
- Escrevam no quadro ou cartolina a referência bíblica de Joel 2.28. Peçam para que um aluno leia o versículo:
<p.“E há de ser que depois. derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”.
Quadro, cartolina e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
Após a leitura do versículo, perguntem: De que trata o versículo?
Aguardem as respostas. Observem o que os alunos estão falando. Acrescentem outras informações se necessário.
Ao realizar uma pergunta e esperar a resposta dos alunos, vocês estão utilizando o método de Perguntas e Respostas.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Veja duas formas de como contextualizar o tema da aula com a vida do aluno:
1 - Perguntem para os alunos:
Você se lembram da nuvem de gafanhoto que ocorreu no ano passado(2020) em vários países, inclusive em parte do Brasil?
Deixem que os alunos falem sobre isto, a devastação, os problemas causados etc.
Depois, indaguem: Mas, o que este acontecimento tem a ver com o profeta Joel?
Falem: O item II vai tratar do contexto histórico da profecia de Joel – a praga de gafanhotos, que acarretou devastação, seca e fome em Judá.
2 – Falem: A igreja atual vive o cumprimento da promessa da profecia de Joel, com o derramamento do Espírito Santo.
Em seguida, apliquem a dinâmica “A Promessa do Pai”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
- Participação dos alunos na aula;
- Utilização de recursos didáticos: quadro, cartolina e marcador para quadro branco;
- Método de Perguntas e Respostas;
- 02 formas de como contextualizar o tema com a vida do aluno;
- Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: A Promessa do Pai
Objetivos:
Refletir sobre o cumprimento das promessas divinas através do cumprimento da profecia de Joel.
Renovar a esperança e a fé nas promessas de Deus.
Material: 01 folha de papel ofício dividida ao meio por um traço e caneta, para cada aluno.
Procedimento:
– Perguntem o que significa a palavra “Promessa”.
Segundo o Dicionário Michaelis é ”1. Ato ou efeito de prometer. 2 Declaração pela qual alguém se obriga, pela fidelidade e pela justiça, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa”. Há outros significados.
– Falem acerca da importância do cumprimento das promessas a nível terreno. Também reflitam sobre do incômodo causado quando há falhas nas promessas e o estado de felicidade promovido por uma promessa cumprida.
Vocês já passaram por alguma dessas situações? Vocês ocasionaram ou foram vítima?
– Agora, afirmem: Deus não falha em suas promessas. Leiam Nm 23.19.
– Falem: Nesta lição, estamos estudamos também sobre o derramamento do Espírito Santo – uma promessa do Pai, anunciada pelo profeta Joel e cumprida no dia de Pentecostes.
Leiam:
“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”(Joel 2:28).
Atos 1. 4, 5 e 8; 2. 1 ao 4, 14 a 18. Este é apenas um exemplo das promessas de Deus que se cumpriram.
- Vocês têm esperado por muito tempo por uma ou mais promessas divinas para sua vida? Vocês encontram-se desencorajados? Sem fé? Sem forças? Calma!
Lembrem-se do que Deus já fez por vocês!
- Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno dividida ao meio por um traço.
– Solicitem aos alunos que escrevam do lado direito as promessas ainda não foram cumpridas.
– Falem: Lembrem-se do que Deus já fez por você! Façam do lado direito da folha, uma lista das situações que Ele cuidou e providenciou socorro para você! Observem o quanto Deus já fez por vocês. Firmem-se em Suas promessas!
– Concluam, lendo: II Pe 3.09a e Sl 125.01.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2021/07/jovens-vigilancia-justica-e-o-culto_12.html Acesso em 12 jul. 2021