ASSEMBLEIA DE DEUS - VARGINHA/MG
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020
Jovens: JESUS CRISTO: Filho do homem, Filho de Deus
COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL
COMENTÁRIO: PR. LUIZ RICARDO CARVALHO DE VASCONCELOS BATISTA
LIÇÃO 3 - O MINISTÉRIO DE JESUS
INTRODUÇÃO:
O Senhor Jesus Cristo, no período em que esteve encarnado, palmilhando as ruas e vielas empoeiradas da Judéia e Galiléia, exerceu, capacitado pela unção do Espirito Santo que sobre Ele foi derramado, os ministérios de profeta, sacerdote e rei.1
Ao desempenhar seu tríplice ofício ministerial, nosso Senhor Jesus Cristo nos deu um grande exemplo de humildade e serviço à humanidade. Portou-se nosso amado mestre como um verdadeiro serviçal. Mesmo sendo o Senhor e o Criador de todas as coisas, na verdade, o Rei dos Reis e o Senhor dos Senhores, nasceu, não em um suntuoso palácio, mas em uma humilde estrebaria. Sendo o rei do universo, vestiu-se de humildade, ensinado-nos a teologia da bacia e da toalha. Mesmo sendo o Sumo-Sacerdote Eterno, segundo a ordem de Melquisedeque, não arrogou para si o direito e as prerrogativas peculiares àqueles que exerciam o ofício sacerdotal no âmbito religioso do Judaísmo. Apesar de ser o maior de todos os profetas, aliás, não somente isto, mas a própria Palavra encarnada, soube, em tudo, se submeter à vontade do Pai.
É sobre este importante assunto que trataremos nesta lição: o tríplice ministério de Jesus. Esperamos que, ao final deste estudo, possamos melhor compreender este importante assunto dentro da Cristologia, de modo a olharmos para Cristo com ainda mais amor, devoção, temor e desejo de, em tudo, sermos seus fiéis imitadores.
I. O OFÍCIO DE PROFETA
Antes de prosseguirmos nosso estudo sobre o ofício profético de Jesus, julgo de bom alvitre fazermos algumas distinções sobre a palavra/ofício de Profeta na Bíblia, visando coibir algumas confusões que normalmente acontecem em torno deste tema.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ RICARDO CARVALHO DE VASCONCELOS BATISTA