Jovens

Lição 1 - As cartas de Pedro: vivendo em esperança e firmados na verdade II

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens: A RAZÃO DA NOSSA ESPERANÇA: alegria, crescimento e firmeza nas cartas de Pedro

COMENTARISTA: VALMIR NASCIMENTO

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 1 – AS CARTAS DE PEDRO: VIVENDO EM ESPERANÇA E FIRMADOS NA VERDADE

INTRODUÇÃO

O apóstolo Pedro numa época de intensa perseguição a igreja escreve duas cartas para encorajar os cristãos a manterem-se firmes na Verdade da fé cristã. Nesta lição estudaremos as Cartas de Pedro no que concerne a autoria, local e data em que a epístola foi escrita, a identificação dos destinatários, propósitos da carta, finalizando o nosso estudo com uma visão panorâmica destas epístolas.

1. AUTOR DAS CARTAS DE PEDRO

Estudiosos da Santa Bíblia creditam a autoria das duas cartas ao Apóstolo Pedro no tempo final de sua vida. Na primeira carta em sua escrita, o Apóstolo da esperança (Simão Pedro) foi auxiliado pelo seu fiel irmão Silvano, também conhecido como Silas, companheiro do Apóstolo Paulo na segunda viagem missionária. (1 Pe 1:1-2; 2 Pe 1:1-2; 1 Pe 5:12).

2. DATA DA ESCRITA DAS CARTAS DE PEDRO

Ainda que não possamos precisar uma data específica, acredita-se que estas cartas tenham sido escritas entre os anos 60 e 64 d. C., considerando que após a escrita da primeira carta, o apóstolo Pedro foi preso e julgado, e entre o seu julgamento e a execução de sua sentença de morte ele escreveu a segunda carta. (2 Pe 1:12-15)

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2019/07/notas_3t_2019_jovens_lic3a7c3a3o-1_as-cartas-de-pedro_vivendo-em-esperanc3a7a-e-firmados-na-verdade.pdf Acesso em 04 jul. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.