ASSEMBLEIA DE DEUS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN - IEADESGA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Jovens:ALCANCE UM FUTURO FELIZ E SEGURO- Conselhos de Salomão no livro de Provérbios: Um convite à sabedoria e às promessas de proteção.
COMENTARISTA: Marcelo Oliveira
COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino
LIÇÃO 5 - PROTEÇÃO CONTRA A PREGUIÇA
A advertência do livro de Provérbios quanto à preguiça, nos capítulos 6, 24 e 26 — mais especificamente as seções bíblicas que tratam sobre a preguiça. Pela Palavra de Deus, verificaremos que o texto bíblico de sabedoria traz uma descrição bem precisa do problema que a preguiça pode acarretar contra a vida do preguiçoso. Do ponto de vista desses textos bíblicos de sabedoria, a pobreza e a necessidade podem abater a vida da pessoa preguiçosa. Para aprofundar mais esse assunto, sob a busca do que esses textos bíblicos podem nos ensinar a respeito da preguiça, vamos conceituar essa palavra, buscando distinguir a preguiça como uma fraqueza de vontade dos sintomas orgânicos e psicológicos que podem mascarar um problema de saúde sério, em que muitos interpretariam como preguiça.
A fim de aplicar o ensinamento dos textos dos capítulos 6, 24 e 26 de Provérbios, refletiremos algumas possibilidades de prevenção à preguiça. Essa prevenção passa pela consciência do senso de responsabilidade, pelo cuidado com o corpo e, finalmente, pelo estabelecimento de uma rotina, alinhada à vocação da própria vida. A partir desse entendimento, devemos procurar viver com zelo e fervor em nossos corações para superar o desafio da preguiça.
I- UMA ADVERTÊNCIA CONTRA A PREGUIÇA.
1- INFORMAÇÕES INICIAIS.
Como estudamos no primeiro capítulo, o livro de Provérbios apresenta diversas advertências de caráter prático para serem aplicados na vida. Dentre muitas advertências presentes no capítulo 6 (vv. 1-19), daremos mais atenção à advertência contra a preguiça (vv. 6-11). No presente capítulo, correlacionaremos Provérbios 6.6- 11 com 24.30-34 e 26.13-16. Essas passagens bíblicas trazem-nos uma admoestação contra a preguiça. Posteriormente, ampliaremos essa advertência bíblica por meio de um retrato irônico que o sábio faz a respeito da pessoa preguiçosa.
A preguiça pode trazer várias consequências na vida de uma pessoa. Por causa da preguiça, pode-se prejudicar o desempenho na escola, o desempenho profissional, o desenvolvimento no relacionamento social e até mesmo o desenvolvimento da vida espiritual. Neste capítulo, também procuraremos distinguir o que é preguiça do problema orgânico proveniente de falta de vitaminas ou de uma ocorrência de problemas hormonais que podem caracterizar os sintomas de preguiça. Dessa maneira, os capítulos 6, 24 e 26 de Provérbios certamente nos auxiliarão na compreensão desse importante assunto.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA