ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ - Caminhando segundo o ensino das Escrituras
COMENTARISTA: Alexandre Coelho
COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO
LIÇÃO 2 - A REALIDADE DO DEUS DA BÍBLIA
INTRODUÇÃO
As religiões do mundo costumam ser divididas em religiões politeístas e monoteístas. Enquanto naquelas há uma pluralidade de deuses, nestas somente há espaço para um único Deus. O cristianismo é, por essência, uma fé monoteísta.
A existência de um único Deus, em três pessoas, é um dos pilares do cristianismo. A partir dessa premissa, tudo o que veremos na sequência depende do entendimento de que Deus existe, que criou todas as coisas e que se revelou a nós pela sua vontade. É Deus que dá origem à vida, a todas as coisas, organiza o mundo e tudo o que nele há. Ele também é o responsável pela criação do homem e da mulher. Esse Deus se revela de forma específica revelando seu caráter, sua essência e sua vontade à humanidade, e nos apresenta em sua Palavra o plano da salvação. Acerca desse Deus e de sua revelação estudaremos.
I- DEUS E SUA EXISTÊNCIA.
1. DEUS EXISTE.
A fé cristã se baseia na certeza da existência de Deus. A Bíblia, em Gênesis 1.1, deixa claro não somente a existência dEle, mas igualmente o seu poder e a sua iniciativa por meio do ato da criação quando nem mesmo o tempo ainda era contado: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. Esse primeiro verso das Escrituras nos mostra que o universo e o nosso planeta não são eternos, ou seja, que foram criados. Mostra também que houve uma atividade inicial, dada por Deus, para que tudo o que vemos viesse a existir. E mostra que a Bíblia não se preocupa em demonstrar a existência de Deus para pessoas que têm dúvidas. Na verdade, ela já parte do pressuposto de que Deus existe antes de tudo.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino