ASSEMBLEIA DE DEUSEM PARNAMIRIN/RN - ADPAR
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024
Jovens: O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS: A Doutrina Bíblica como Base para uma Vida Vitoriosa
COMENTARISTA: Elias Rangel Torralbo
COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO
LIÇÃO 9 - A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS
INTRODUÇÃO
A doutrina dos apóstolos deve ser estudada e praticada pelos crentes, pois consiste em Cristo, o fundamento da Igreja. Portanto, é importância o estudo sobre a doutrina dos apóstolos confirma-se por diversas razões, principalmente porque a sua fonte não é outra, senão, os ensinamentos de Jesus. Os ensinamentos de cada um dos apóstolos estão intimamente ligados à doutrina de Jesus. Esta lição tem como objetivo mostrar que precisamos manter o compromisso de não negligenciar a doutrina dos apóstolos.
I - O ENSINO DOS APÓSTOLOS ERA PRÁTICO.
A doutrina dos apóstolos, além de ser bem fundamentada do ponto de vista dos ensinos transmitidos, também possui um aspecto prático em todas as suas dimensões.
Portanto, a Igreja na atualidade deve voltar-se para os fundamentos da doutrina dos apóstolos com vistas a cumprir a vontade de Deus.
1. CONCEITUALIZAÇÃO DO VOCÁBULO APÓSTOLO.
O vocábulo apóstolo vem do latim apostolus e do grego apóstolos. Em linhas gerais, juntos, esses termos indicam ao menos duas verdades:
1) a figura de um mensageiro, autorizado a falar em nome daquele que o enviou;
2) a ideia do enviado, mas com ênfase maior em quem enviou, e não necessariamente sobre aquele que foi enviado.
E nas Escrituras Sagradas a ênfase é mais sobre aquEle que envia do que quem é enviado. É importante destacar que, embora tenham desempenhado um importante papel na edificação da igreja, os apóstolos não tinham autoridade em si mesmos, pois o que fizeram e ensinaram foi na autoridade de Jesus Cristo, quem os escolheu e os enviou.
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino