ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Jovens: A PROVA DA VOSSA FÉ: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida
COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 12 - FÉ PARA CRER NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
TEORIAS A RESPEITO DA RESSURREIÇÃO
Estudiosos influenciados pelo Iluminismo buscaram compreender a fé cristã a partir de pressupostos que milagres são impossíveis, tal como a ressurreição. David Friedrich Strauss (1808-1874) desenvolveu a ideia da ressurreição como mito, sem a resposta do milagre. Ou seja, para ele a crença na ressurreição de Jesus não deve ser explicada como uma resposta à vida que foi restaurada literalmente, mas, sim, como algo que ocorre na fé das pessoas, algo concebido na mente, uma projeção de memória, que levou à ideia de uma presença viva. Portanto, de acordo com ele, um Cristo morto literalmente foi transformado num Cristo ressurreto imaginário, um Cristo místico.
A ressurreição de Jesus não é um mito, muito menos apenas um fato histórico trivial. Estamos falando no evento que marcou a mudança de rumo de toda a humanidade, e propiciou, a partir da crença nEle, a oportunidade para que o mundo todo possa se livrar da condenação da morte eterna.
Porque era disto que dependia o cumprimento da sua missão pela nossa redenção. Se Ele der sua vida como um resgate, e não retomá-la, não parecerá que sua doação foi aceita como uma expiação. Se Ele ficar prisioneiro pela nossa dívida, e assim permanecer, nós estaremos perdidos 1 Coríntios 15.17.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA