Jovens e Adultos Betel

Lição 1 - Jovens e Adultos - Betel - Lucas e seu evangelho I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - LUCAS: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.

COMENTARISTA: SAMUEL FERREIRA

COMENTÁRIO: EV. ANCELMO BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 1 - LUCAS E SEU EVANGELHO

...

INTRODUÇÃO

Caros irmãos, estamos iniciando mais um trimestre de nossa Escola Bíblica Dominical. Nesta oportunidade, vamos ter o privilégio de conhecer mais sobre o evangelho de Lucas o que será muito gratificante. Nesta lição inicial vamos abordar sobre o autor, bem como outros aspectos deste importante evangelho sinótico.

1. A PESSOA DE LUCAS

Igualmente como incide com os outros três Evangelhos, o título é derivado do nome do seu autor. Segundo a tradição, Lucas era um médico grego, um cristão gentio (Cl 4.14). O apóstolo Paulo parece confirmar isso, ao distinguir Lucas daqueles que eram "da circuncisão" (Cl 4.11,14). Assim, Ele é o único autor gentio conhecido no Novo Testamento. Era um companheiro e amigo íntimo do apóstolo Paulo. Ele também escreveu Atos: os dois livros estão em harmonia. Lucas seria o único gentio que escreveu um livro da Escritura. Raro se sabe sobre Lucas. Há poucos detalhes de sua vida pessoal, e nada é conhecido em definitivo a respeito do seu passado ou da sua conversão. Tanto Eusébio quanto Jerônimo o identificam como nativo de Antioquia (o que pode explicar o fato de tantas partes de Atos se concentrarem em Antioquia — cf. At 11.19-27; 13.1-3; 14.26; 15.22-23,30-35; 18.22-23). Lucas foi companhia frequente do apóstolo Paulo, pelo menos no período que vai da época da visão macedônia de Paulo (At 16.9-10) até o martírio do apóstolo (2 Tm 4.11).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2019/07/lucas-e-o-seu-evangelho-comentarios.html Acesso em 02 jul. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.