PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019
Jovens e Adultos - Betel - Enfermidades da alma II: Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos
COMENTARISTA: ISRAEL MAIA
COMENTÁRIO: PR. JÚLIO CÉSAR MEDEIROS
LIÇÃO Nº 11 - ESGOTAMENTO FÍSICO E MENTAL: PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Este é um esboço da lição número 11. Um subsidio a mais para os professores e Superintendentes de EBD que quiserem se aprofundar mais no tema e de forma algum substitui o material da Revista, que deve ser comprado na Editora Betel, este esboço é apenas um simples complemento e auxílio aos superintendentes, professores e alunos.
Obs. Os textos neste esboço não são copiados da revista a fim de não ferir os direitos do autor e da Editora publicadora, afinal, cada aluno deverá adquirir sua revista como texto de referência para seu estudo comprando nas lojas Betel, site da Editora Betel e igrejas do campo.
Texto Áureo: Filipenses 2:3(3) Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Verdade Aplicada“Nosso envolvimento n a obra de Deus deve ser com equilíbrio, pois somos limitados e dependentes do Espírito Santo”
Objetivos:
1 – Explicar o conceito da Síndrome de Burnout;
2 – Revelar como os professores adoecem;
3 – Ensinar como os pastores são atingidos pela Síndrome de Burnout
Texto de Referência:Isaías 40.28-31
28 – Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.
29 – Dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 – Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão.
31 – Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.
Resumo esquemático da lição :
Introdução:
Nesta lição, o autor trata de um assunto de suma importância: a Síndrome de Burnout. Uns a tratam como enfermidade, outros não. Ao longo do estudo, esclareceremos esta discordância e conheceremos melhor este mal.
Definição: Segundo o site do Hopsital Halbert Einstein, a definição desta síndrome seria: um termo psicológico que refere a exaustão prolongada e a diminuição do interesse em trabalhar, considerada um grande problema no mundo profissional da atualidade.
Ainda, o site afirma que O termo Burnout é utilizado quando o motivo primário do esgotamento está correlacionado com a atividade/ambiente profissional. Já o estresse pode aparecer em vários contextos. O termo vem do idioma inglês: burn (queimar) out (por inteiro).
Muitas vezes, se faz confusão entre Síndrome de Burnout e estresse. O que acontece, na verdade, é que os sintomas do estresse estão presentes na Síndrome de Burnout.
(Fonte:https://www.einstein.br/estrutura/check-up/saude-bem-estar/saude-mental/sindrome-burnout )
Dados sobre Sindrome:
1. “Segundo o site: http://www.protecao.com.br/noticias/estatisticas/burnout_afeta_30_dos_profissionais_brasileiros/Jyy4A5y4
“Cerca de 30% dos profissionais brasileiros sofrem de Bournout, o estágio mais avançado do estresse, segundo revela pesquisa realizada pelo Isma-BR (International Stress Managemet Association no Brasil). Segundo o levantamento, a doença causa um prejuízo de aproximadamente 4,5% no PIB (Produto Interno Bruto) nacional ao ano, sendo que, comparando-se o desempenho de portadores de Bournout com os demais trabalhadores, verifica-se diferença de cinco horas a menos para os primeiros.
O Burnout, traduzido como fogo descontrolado, tem como características principais a exaustão, o ceticismo e a ineficiência, com 94% dos doentes se sentindo incapacitados para trabalhar, e 89% praticando presenteísmo, ou seja, estão presentes no trabalho, mas não conseguem realizar as tarefas propostas. Entre os sintomas, 93% dos afetados alegam sentir exaustão, 86%, irritabilidade, 82%, falta de atenção e 74% têm dificuldade de relacionamento no ambiente profissional. Além disso,outros 47% sofrem de depressão.
<p´>No geral, diz o Instituto, 70% dos brasileiros sofrem de estresse, o que faz o País ocupar a segunda colocação entre oito países pesquisados, ficando atrás somente do Japão. Dentre os motivos que levam os brasileiros a ficarem estressados, a psicóloga e presidente do Isma-BR, Ana Maria Rossi, aponta a pressão diária do trabalho, juntamente com o trânsito e, este ano, as eleições e o futuro político do Brasil.
No que diz respeito ao Burnout, para minimizar o efeitos da doença, a especialista diz que as empresas devem tentar oferecer segurança no trabalho, proporcionar apoio social, promover um ambiente sem favoritismos e politicagens, além de gratificar os funcionários”
(Fonte: http://www.protecao.com.br/noticias/estatisticas/burnout_afeta_30_dos_profissionais_brasileiros/Jyy4A5y4)
QUESTIONÁRIO
1. O que devemos pedir a Deus?
R.: Que opere, renovando as forças e dando solução para o problema (2Co 4.16).
2 . O que nos últimos tempos, tem sido veiculado pela mídia?
R.: Que muitos professores estão sendo atacados dentro da sala de aula por alunos violentos e descontrolados (Pv 16.29).
3. Qual é a função da Igreja?
R.: Dar suporte emocional e espiritual (Sl 37.8).
4. O que a Bíblia nos orienta?
R.: A mantermos a nossa confiança e segurança em Deus, pois Ele tem cuidado de nós (Sl 37.3-5)).
5. A quem fomos chamados para servir?
R.: Ao Senhor da Obra (Rm 11.36a).
Bibliografia:
[1] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal – CPAD – ARC
Biblia de estudo pentecostal, Almeida revista e corrigida, Rio de Janeiro, CPAD
Bíblia do Culto – Editora Betel
Revista EBD Betel Dominical Professor – 1 trimestre 2019, ano 29, número 110 – Editora Betel
PAE – Plano de Aula Expositiva – Auxílio EBD – http://editorabetel.com.br/auxilio/beteldominical/
Fonte: https://gulho.com.br/?p=1831 Acesso em 14 mar.2019