Jovens e Adultos Betel

Lição 5 - Jovens e Adultos - Betel - Páscoa: a libertação de um povo

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção

COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 5 - SANTIDADE AO SENHOR

Introdução

A redenção dos hebreus da servidão no Egito, como uma questão histórica, que envolve, naturalmente, muitas implicações e símbolos morais e religiosos. Deve-se com certeza incluir a Páscoa, como um dos eventos mais significativos para a nação, pois recorda o período em que Deus os livrou do cativeiro egípcio. A Páscoa é a festa que marca também o início do calendário bíblico de Israel e delimita as datas das outras festas bíblicas.

Para Israel a Páscoa é um memorial para gerações se lembrarem da libertação, enquanto para a Igreja o memorial é, Cristo nossa Páscoa foi sacrificado por nós (1Co 5.7).

1. A Instituição da Páscoa

Páscoa (Pêssarr, em hebraico) significa literalmente “passagem”(pois o Senhor “passou” sobre as casas dos filhos de Israel, poupando-os. Êx 12:27). Ou dependendo da etimologia “Pesach” “saltar por cima” “passar sobre”. Esse nome surgiu em face da tradição de que o anjo da morte, ou anjo destruidor, “passou por sobre” as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal, quando ele matou os primogênitos dos egípcios (Êx 12.21). Páscoa fala de memória, de identidade.

1.1. O Ritual de Celebração

Um dos problemas hoje em se tratar da Páscoa, é que alguns estão excessivamente familiarizados com o assunto, que ao ler novamente a passagem bíblica passa de uma forma atropelada por verdades profundas que ainda existe neste memorial. Quando for estudar tente se pôr no lugar daqueles que ouviram Moisés pessoalmente. Tente imaginar-se recebendo essas instruções pela primeira vez. Lembre-se: os hebreus nunca haviam feito um ritual e celebração como essa antes. Uma festa para não esquecer “quem foi” “quem é” e “quem deve ser”. Mais vamos observar o tradicional que já sabemos:

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/07/licao-05-pascoa-libertacao-de-um-povo.html Acesso em 25 jul. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.