ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2017
Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar no ensino dos apóstolos
COMENTARISTA: ABNDER DE CÁSSIO FERREIRA
COMENTÁRIO: EV. CLÁUDIO ROBERTO DE SOUZA
LIÇÃO Nº 11 - A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA COMO ÚNICA REGRA DE FÉ
...
INTRODUÇÃO
Amado professor, você sabia que no segundo domingo de dezembro comemora-se o Dia da Bíblia?
Trago um pouco de história extraída da revista de EBD da CPAD…
Você sabe quando surgiu o Dia da Bíblia? Acredita-se que tenha surgido na Grã-Bretanha em 1549. Atribui-se ao Bispo Granmer, o estabelecimento de um dia especial para a leitura e intercessão em favor da Bíblia. Esse Bispo incluiu, no livro de orações do Rei Eduardo VI, um dia e que o povo pudesse interceder pela Escritura. O dia escolhido foi o segundo domingo do mês de dezembro.
No Brasil, somente após a chegada dos missionários europeus e americanos, em 1859, é que o Dia da Bíblia começou a ser celebrado pelo evangélicos.
Em 1948, com a criação da SBB (Sociedade Bíblica Brasileira), ocorreu a primeira manifestação pública concernente ao Dia da Bíblia, no monumento do Ipiranga, SP., mas somente a partir do dia 19 de dezembro de 2001 é que o Dia da Bíblia se tornou uma celebração oficial brasileira, em função da lei n° 10.335, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que institui a comemoração em todo o território nacional.
Alguns países e seguimentos religiosos cristãos no Brasil, costumam celebrar a data no segundo domingo de setembro, referindo-se ao trabalho do exegeta e tradutor da Bíblia, Jerônimo, tradutor da famosa Vulgata.
Nesta lição nos ateremos a este Livro que não é apenas considerado, mas literalmente É a Palavra de Deus.
Lembrando da Reforma Protestante e as 5 Solas, esta é: SOLA SCRIPTURA, isto é, ‘Somente a Escritura’!
No âmbito do estudo da teologia, tal ciência é tratada como Bibliologia e também chamada de Isagoge nos cursos superiores de Teologia. Este estudo auxilia grandemente a compreensão dos fatos da Bíblia.
1 – A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA
Thomas Browne afirma que a Bíblia Sagrada não é apenas a mais sublime obra literária já produzida.
Tudo nela é singular: estilo, correção, graça e proposta.
Sua singularidade acha-se no fato de ela ser a inerrante, a inefável e digna de toda aceitação, Palavra de Deus.
Nenhum outro livro conhecido pelo homem tem a autoridade de ser conhecido como a Palavra de Deus. Nenhum outro livro pode fazer semelhante reivindicação! Por isso ela é única!
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]
Fonte: http://ebdcomentada.gdigital.com.br/betel-adultos-4o-trimestre-de-2017-licao-11-a-importancia-da-biblia-como-a-unica-regra-de-fe-3/ Acesso em 07 dez.2017