ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2024
Jovens e Adultos - Betel - OS DEZ MANDAMENTOS: estabelecendo princípios e valores éticos, morais, sociais, e espirituais imutáveis para uma vida abençoada.
COMENTARISTA: SAMUEL FERREIRA
COMENTÁRIO: PB. DÊNIS BARBOSA DA SILVA
LIÇÃO Nº 12 - O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO: CONSTRUINDO RELAÇÕES BASEADA NA VERDADE, BONDADE E MISERICÓRDIA
INTRODUÇÃO
Quando os fariseus interrogam o Mestre sobre “o grande mandamento”, Jesus respondeu que amar a Deus sobre todas as coisas é o grande e primeiro mandamento e o segundo é amar ao próximo [Mt 22.37-38].
1- O primeiro e grande mandamento
Os Dez Mandamentos revelam um atributo poderoso: o amor de Deus. Jesus, no Novo Testamento, resumiu os Dez Mandamentos em apenas dois: amar a Deus e ao próximo.
Comentário adicional
O primeiro e grande mandamento é descrito como "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento" (Mateus 22:37). Ele resume os quatro primeiros mandamentos da Lei de Moisés, que tratam do relacionamento do ser humano com Deus. Esses mandamentos mostram a importância de colocar Deus em primeiro lugar, adorando-O de forma exclusiva, respeitando Seu nome e dedicando tempo para honrá-Lo, como no sábado. Esse mandamento reflete o amor de Deus por nós, que deve ser correspondido com total dedicação, reverência e obediência. Jesus enfatiza que o amor a Deus é a base de todas as demais leis, pois quando O amamos de verdade, nossos pensamentos, atitudes e ações refletem esse compromisso.
http://www.ebd316.com.br/ Acesso em 18 dez. 2024.