ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021
Jardim de Infância: O meu amigo Jesus
COMENTARISTA: DANIELE PEREIRA
COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA
LIÇÃO Nº 1 – UM ANJO ANUNCIA O NASCIMENTO DO MEU AMIGO
Texto Bíblico: Lucas 1.26-38
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a aprender como que o nascimento de Jesus já era plano de Deus para salvar a toda a humanidade.
Aprendendo a Bíblia
"Porque para Deus nada é impossivel” (Lc 1.37 – NVI)
História Bíblica
Um dia Maria estava trabalhando na sua casa. Havia muita coisa para fazer! Tinha que limpar o chão, tirar o pó das móveis, lavar roupa, fazer a comida… Quantos afazeres!
Mas Maria não se importava de trabalhar! Ela cantava louvores enquanto trabalhava. Ela era jovem e amava muito a Deus e gostava de ajudar a sua família porque sabia que isso agradava a Deus. Ela também esperava a promessa de Deus, o nascimento do Messias! Maria cria que Deus cumpriria a sua Palavra mas não sabia quando isso aconteceria.
De repente, Maria percebeu que não estava mais sozinha! Havia diante dela uma pessoa estranha, vestida de branco, brilhava como uma luz! Era um anjo! Ele se chamava Gabriel. Deus o enviara com um anuncio muito especial!
_ Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Maria sabia que esse não era um cumprimento comum! Não entendia porque o anjo a saudava dessa maneira. Ela estava muito assustada!
_ Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
_ Mas é impossível! Como acontecerá isso se eu não sou casada? - perguntou Maria assustada.
_ Para Deus não há nada impossível! - respondeu o anjo.
Maria respondeu prontamente:
_ Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.
Com muita alegria Maria e José continuaram com os seus planos do casamento. Agora Maria tinha outro motivo para cantar enquanto trabalhava. Ela se sentia muito feliz por poder servir ao Senhor e por ser escolhida por Ele.
_ Obrigada por cumprir as tuas promessas Senhor!
Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que quando uma pessoa promete algo para nós dizemos que é uma PROMESSA. É importante que entendamos que o nascimento de Jesus era o cumprimento de uma promessa feita por Deus há muito tempo atrás, lá no Jardim do Éden. Deus sempre cumpre suas promessas.
Oficina criativa
Copie o link e cole no navegador
http://a54.idata.over-blog.com/4/41/29/41/Nouveau-Testament/Coloriages-Annonciation/annonciation-15.jpg
Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.
BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional. São Paulo, Editora Geográfica, 9ª Edição, 2001.
HARRIS, R. Laird; JR, Gleason L. Archer; WALTKE, Bruce K.Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição 1989, Reimpressão 2008.
ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009.
Colaboração para Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva