ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2019
Jardim da Infância: O livro que conta as histórias do meu amigo
COMENTARISTA: KAREN BANDEIRA
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 3 – O LIVRO DE DEUS DURA PARA SEMPRE
Ao Mestre
Os nomes mais comuns que a Bíblia dá a si mesma são: Escrituras (Rm 1.2); Livro do Senhor (Is 34.16); A Palavra de Deus (Hb 4.12). Como Livro Divino, a definição canônica da Bíblia é: A revelação de Deus à humanidade.
No Antigo Testamento, palavra no hebraico é dãbhã, que se traduz como Palavra de Deus, é usada 349 vezes para designar alguma comunicação divina provinda da parte de Deus aos homens, na forma de mandamento, profecia, advertência ou encorajamento.
A forma usual é “a Palavra de Yahweh veio a ...”, ainda que algumas vezes a Palavra de Deus seja vista como visão (Is 2.1; Jr 2.38; 38.21) A Palavra de Yahweh (que quer dizer SENHOR no hebraico), é uma extensão da personalidade divina, investida de autoridade, e deve ser ouvida tanto pelos anjos como pelos homens (Sl 103.10 e Dt 12.32). A Palavra de Deus permanece para sempre (Is 40.8), e uma vez proferida não pode deixar de ser cumprida (Is 55.11). É também usada como sinônimo da Lei (Toráh), de Deus, em Sl 119, onde a referencia é a mensagem escrita e não falada da parte de Deus.
Em o Novo Testamento, palavra geralmente se traduz por dois termos: Rhema e Logos.
A Bíbia foi escrita originalmente em Hebraico (Antigo Testamento) e Grego (Novo Testamento). Os livros de Ester e Daniel foram escritos em Aramaico, que foi o idioma trazido do cativeiro babilônico. A Bíblia originalmente foi escrita em dois tipos de materiais: Papiro e Pergaminho.
Os livros da Bíblia eram escritos em forma de rolos que variavam de dois a doze metros. Esses rolos eram tiras enroladas em cabos de madeira para facilitar o uso. Cada livro da Bíblia era um rolo separado.
O vocábulo Bíblia não se acha no texto das Sagradas escrituras. Vem do grego (que é a língua original do Novo Testamento). É derivado do nome que os gregos davam a folha preparada para receber a escrita – BIBLOS.
Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado biblion, e vários rolos eram chamados bíblia. A palavra Bíblia significa literalmente coleção de livros pequenos. Com a invenção do papel desapareceram os rolos, e a palavra biblos deu origem a livro, como se lê em biblioteca, bibliografia, etc.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA