Adultos

Lição 2 - Missões Transculturais: A sua origem na natureza de Deus IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo

COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 2 – MISSÕES TRANSCULTURAIS: A SUA ORIGEM NA NATUREZA DE DEUS

INTRODUÇÃO:

- O argumento descrito nas próximas linhas tem uma finalidade de conscientizar o crente na compreensão do estudo bíblico, teológico, histórico e contextual da missão outorgada por Jesus Cristo a cada cristão e sua conexão com a vida da igreja em sua projeção de levar o evangelho a outros povos, raça, língua e cultura em toda parte do mundo.

I – TEXTO BÍBLICO

Gênesis 12.1-3; 17.1-8

II - O HOMEM E A CULTURA

- A ação Missionária tem como um grande desafio a herança cultura que o homem jamais pode separar-se. Dentro desta realidade se faz necessário um acúmulo de esforços de conhecimento em várias áreas do homem. Sua origem, etnia, cultura, língua e etc..., é parte importantíssima para um desenvolvimento da obra missionária com um real sucesso alcançando de forma generalizada a pobre alma humana do mais vil pecador. Para tal sucesso precisamos saber de fato e de direito o que, na verdade, é cultura, e como agirmos impetrando o trabalho missionário na mesma sem ignorarmos, de certo modo, o chamado “modo vivendis” de cada região.

III - O QUE É CULTURA?

- É extremamente difícil definir bem, e de modo objetivo e concreto, o termo cultura. Isto tem a sua razão no fato de que a cultura domina o nosso viver diário, a maneira como pensamos, sentimos, falamos, comemos, nos vestimos e como mantemos relações interpessoais. Muitas pode separar-se de sua própria cultura. O teólogo alemão H. Baiz define a cultura, cientificamente, como herança que o ser humano recebe de seus antepassados e a passa para a próxima vezes esquecemos que somos filhos da e presos à nossa cultura. O ex-missionário na África E. E. Kwast nos conscientiza de que todos os homens possuem uma cultura. Ninguém geração. A palavra cultura se origina da palavra latina colere que significa cultivar, plantar. R. Friedii mostra que o termo cultura tem significado diferente do ponto de vista da interpretação de vida. Funcionalmente a cultura é um modelo ou paradigma que permite que uma sociedade sobreviva (nutrição, roupa, casa e saúde). Ela permite segurança na comunicação interpessoal (formas de autoridade familiar, tribal e estadual, responsabilidade social, conflitos, amizade) e dá respostas às principais perguntas do homem (vida, morte, sofrimento, alegria, origem e alvo da vida) para garantir a historia individual e coletiva.

- O teólogo suíço W. Bittner diferencia entre cultura subjetiva e objetiva. Faz parte da cultura subjetiva a maturidade pessoal, a educação e a atitude. A cultura objetiva se manifesta através de valores exteriores e visíveis como instituição, sociedade e estado. O famoso antropólogo norte americano E. B.Tylor define a cultura como herança não biológica do homem. Cultura nada mais é do que a maneira como vivemos uns com os outros.

- O teólogo inglês L. Newbigin interpreta a cultura como o caminho pelo qual organizamos a nossa vida. Ela lida com dois aspectos: a existência do ser humano e a existência do fator pecado.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.