Adultos

Lição 2 - Missões Transculturais: A sua origem na natureza de Deus III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo

COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 2 – MISSÕES TRANSCULTURAIS: A SUA ORIGEM NA NATUREZA DE DEUS

Texto: Gênesis 12.1-3; 17.1-8

Introdução: O amor de Deus é a verdadeira motivação do crente para realizar a obra missionária.

I - A NATUREZA MISSIONÁRIA DE DEUS

1. A natureza missionária de Deus no chamado de Abrão (Gn 12.1-3)

1.1. A expressão “Sai-te da tua terra” revela uma ordem e um chamado de Deus para Abrão (Hb 11.8)

a. Junto veio a promessa “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3)

b. É uma promessa a uma bênção para o mundo através da descendência de Abraão

c. Jesus é o descendente legítimo de Abraão (Gl 3.8,16).

1.2. A partir de uma família, Deus providenciou a salvação para o mundo inteiro (Gl 3.16; 4.4)

1.3. Podemos afirmar que Missões Transculturais está relacionada com a natureza missionária de Deus

2. A missão como atividade de Deus no mundo

2.1. Deus se relaciona com o ser humano que é limitado (Gn 17.1)

2.2. Ele renovou com Abraão sua aliança (Gn 12.1 cf. 17.5,8)

a. Trocou o nome de Abrão para Abraão para reafirmar sua promessa

2.3. O próprio Deus é o maior protagonista das atividades missionárias

b. Deus age no mundo pela sua graça a fim de reconciliá-lo consigo mesmo (2Co 5.19)

2.4. Por isso, o nosso maior modelo missionário é o próprio Deus

3. O nosso modelo missionário

3.1. O modelo missionário básico:

a. Não se fundamenta em figuras ilustres da história da Igreja,

b. Nem em projetos contemporâneos de pessoas com feitos notáveis

3.2. Nosso principal modelo de Missões revela-se no próprio Deus (Gn 3.9; Is 55.4).

II - AMOR DE DEUS: O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA HISTÓRIA DA REDENÇÃO

1. O amor de Deus

1.1. A Bíblia mostra que Deus é amor (1Jo 4.8,16).

1.2. No Antigo Testamento vemos o seu amor no relacionamento com todos os homens (Dt 33.3).

a. Por Israel (Dt 7.7; Os 11.1; Ml 1.2)

. Através das alianças (Dt 7.9; Is 54.5-10).

1.3. No Novo Testamento, esse amor de Deus por todas as criaturas é afirmado e ampliado (Jo 3.16).

a. Deus é o próprio amor (1Jo 4.8,16)

1.4. O amor é a base de todo o plano de redenção revelado na Palavra de Deus

2. A Redenção no Antigo Testamento

2.1. Redenção: livrar o escravo de sua escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor.

a. Esse é o conceito básico para a visão bíblica da salvação.

2.2. No Antigo Testamento, a redenção está associada à vida familiar, social e nacional de Israel nos seguintes aspectos:

a. Resgate para libertação de um escravo (Lv 25.48-55);

b. Recuperação de um campo (Lv 25.23-34)

c. Resgate de um macho primogênito (Êx 13.12-16)

d. Resgata de alguém que seria condenado à morte (Êx 21.28-36)

2.3. No Antigo Testamento mostra também Deus agindo de forma redentora em favor do homem:

a. Quando Jacó invoca: “o Anjo que me livrou de todo o mal” (Gn 48.15,16)

b. Quando Deus declara a intenção de livrar Israel da servidão do Egito, dizendo: “Vos resgatarei com braço estendido” (Êx 6.6)

3. A Redenção no Novo Testamento

3.1. A redenção é uma atividade divina que é realizada por meio de Jesus Cristo (Ef 1.7; Gl 3.13; 4.5)

a. O preço pago pela remissão foi a morte de Jesus na Cruz (Tt 2.14; Hb 9.12; 1Pe 1.18,19)

b. Foi uma grande obra redentora (Hb 9.25-28)

3.2. A experiência de redenção só estará completa e consumada na segunda vinda de Cristo, por ocasião da glorificação final do crente (Lc 21.28; Rm 8.23; Ef 1.14).

III - VISÃO BÍBLICA DO CARÁTER TRANSCULTURAL DA MISSÃO

1. Um Deus Missionário

1.1. O Antigo Testamento revela um Deus missionário.

1.2. No livro de Gênesis, Deus trata não somente com uma nação específica, mas com toda a humanidade:

a. A queda do homem (Gn 3.15)

b. O dilúvio (Gn 6.13)

c. A eleição de um povo para abençoar a todos os demais, após a Torre de Babel (Gn 12.3)

. Aqui estão caracterizados:

. As falhas dos homens

. O juízo de Deus

. As promessas de Deus

2. A escolha de Israel e sua missão

2.1. Por meio de Abraão, Deus escolhe Israel com o plano de redimir toda a humanidade

a. Israel devia ser o exemplo as demais nações

. Através da santidade de Israel as nações seriam atraídas

. Israel fracassou nesse propósito

b. A promessa estabelecida em Gênesis 17.8 foi invalidada pela apostasia e infidelidade de Israel (Is 24.5; Jr 31.32).

c. O castigo veio sobre a nação:

. Israel foi levado para o exílio na Assíria (2Rs 17)

. Judá foi levado para o cativeiro em Babilônia (2Rs 25; 2 Cr 36)

3. A escolha da Igreja

3.1. O Senhor Deus sempre desejou que os gentios fossem levados à luz.

3.2. Através de Cristo todas as famílias da Terra têm a promessa da bênção de Abraão

3.3. Israel falhou no seu ministério intercultural

a. Esse ministério foi transferido para a Igreja

b. Assim fomos chamados para sermos sal e luz no muno (Mt 5.13-14)

Conclusão: Vimos a natureza missionária de Deus desde o início da Bíblia. A partir de uma família, Deus planejou a salvação para a toda a humanidade. Isso revela que o plano redentor de Deus está fundamentado no seu excelso e glorioso amor pelo mundo todo. É esse amor que estimula a Igreja de Cristo levar a sério a obra missionária até que o Senhor Jesus volte. Deus não desistiu do pecador. Por isso, Ele conta conosco, pois é a sua vontade “que todos os homens se salvem”.

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