ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo
COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby
COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco
LIÇÃO Nº 3 – MISSÕES TRANSCULTURAIS NO ANTIGO TESTAMENTO DEUS
O caráter universal da mensagem da salvação revela-se no Antigo Testamento.
INTRODUÇÃO
- A mensagem da salvação é para toda a humanidade.
- O caráter universal da mensagem da salvação revela-se no Antigo Testamento.
I – AS MISSÕES TRANSCULTURAIS ATÉ A ENTREGA DA LEI A ISRAEL
- Vimos, na lição anterior, que o caráter universal da mensagem da salvação decorre da própria natureza divina. Deus ama o homem que formou e quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (I Tm.2:4).
- Além disso, Deus não faz acepção de pessoas (Dt.10:17; II Cr.19:7; At.10:34; Rm.2:11; Ef.6:9; Cl.3:25; I Pe.1:17), de sorte que o chamado à salvação é para todos os homens, tanto que a anunciou ao primeiro casal.
- Portanto, as chamadas “missões transculturais”, ou seja, a pregação do Evangelho a outras etnias, outros povos, outras nações, não é algo que somente tenha aparecido com o início da atividade da Igreja no dia de Pentecostes, pois algo que decorre da própria natureza divina e, como Deus é eterno (Dt.22:7. Sl.10:6; Is.40:28; Jr.10:10), tem-se que este caráter universal da pregação do Evangelho se revelou desde os primórdios da história da humanidade.
- Expulso do jardim do Éden, o primeiro casal passou a lavrar a terra e dela obter, do suor do seu rosto, o seu sustento (Gn.3:23) e, assim, inicia-se a história humana, com a formação primeiro das famílias e dos chamados clãs, que são grupos de famílias, com um ancestral comum.
- Até o dilúvio, portanto, não temos propriamente a formação de “nações” ou de “etnias”, mas, sim, verdadeiros clãs, formados a partir das linhagens, das descendências dos filhos do primeiro casal, que eram muitos (Gn.5:4).
- Nestas linhagens, duas mereceram destaque no texto bíblico: a de Caim, o primogênito do primeiro casal (ao menos após a queda – Gn.4:1) e a de Sete, o filho que Deus deu ao primeiro casal em lugar de Abel (Gn.4:25).
- Nota-se, aqui, que, pelo menos até a quinta geração, estas duas principais linhagens tinham modos de vida diferentes, gerando como que duas culturas diferentes. A linhagem de Caim, construída sem a presença do Senhor (Cf. Gn.4:16), e a linhagem de Sete, cujo centro era a invocação do nome do Senhor (Gn.4:26).
- Esta diferença fez com que o texto sagrado considerasse a linhagem de Sete como sendo “os filhos de Deus”, enquanto as demais linhagens, notadamente a de Caim, foi denominada de “filhos dos homens” (Gn.6:2).
- Esta distinção já nos permite verificar que, ao menos no início da história, havia uma separação inclusive de convivência entre estes dois grupos, gerando, assim, ainda que de forma ainda muito tênue, uma distinção de modo de vida, que poderia ser como que um embrião de uma etnia, entendida esta como sendo um grupo de pessoas de mesma condição, de mesmo modo de vida.
- No entanto, com a multiplicação dos homens, logo começou a haver contato e mistura entre as linhagens e o que se verifica, pela narrativa bíblica, é que a piedade que caracteriza a linhagem de Sete foi substituída pelo modo de vida pecaminoso e ímpio da linhagem de Caim, a ponto de a terra ter se enchido de violência e de corrupção (Gn.6:5,11,12).
- Isto, entretanto, não se fez sem o devido aviso da parte do Senhor que, já nesta ocasião, levanta um profeta, Enoque, para anunciar que a desobediência a Deus acarretaria o juízo divino (Jd.14), juízo este que ocorreria quando da morte do próprio primogênito de Enoque, Metusalá (nome cujo significado é “quando este morrer, isso virá”).
- O que se percebe, portanto, é que a invocação ao nome do Senhor que caracteriza a vida dos setitas não foi mostrada aos outros clãs, não houve a transmissão da promessa da redenção dada ao primeiro casal, e o resultado deste silêncio, desta falta de conscientização acabou por levar a linhagem piedosa a se corromper e a compartilhar do modo pecaminoso dos caimitas e dos demais.
- Quando não se anuncia a salvação, quando não se mostra aos que vivem diferentemente de nós as promessas feitas por Deus para a humanidade, o resultado é a assimilação e a adoção da vã maneira de viver e a perda da própria identidade como povo de Deus.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO