ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo
COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 2 – MISSÕES TRANSCULTURAIS: A SUA ORIGEM NA NATUREZA DE DEUS
Nesta lição veremos que a finalidade da missão transcultural é inerente à natureza divina. Houve um tempo em que a rebeldia e o orgulho da humanidade deram lugar à tentativa de estabelecer uma união política centralizadora no mundo antigo. Na ambição de estabelecer o próprio domínio à parte de Deus, a humanidade em Sinar projetou edificar uma cidade com uma torre, a torre de Babel (Gn 11.1-9). Mas Deus frustrou os desígnios daqueles homens pela confusão das línguas, que espalhou a todos pelo mundo, formando, assim, novas línguas, etnias e povos que se diversificaram pela Terra.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A NATUREZA MISSIONÁRIA DE DEUS
Precisamos olhar para Deus, antes de começarmos a esboçar qualquer projeto missionário. Ele é o nosso modelo de missões, pois nEle está a salvação da humanidade. “A iniciativa encontra-se em Deus. A salvação se originou no coração e no plano de Deus, e foi realizada pelo braço do Todo-Poderoso”.
Deus escolheu a Abraão e a sua família para iniciar um projeto missionário que será finalizado no final de todas as coisas. Olhando para o chamado de Abraão entendemos o amor de Deus destacado no Seu desejo de ter um povo chamado Seu, que obedecerá os seus estatutos e fugirá de toda e qualquer raiz maligna trazida pelo pecado.
No Antigo Testamento, Deus é conhecido como o Deus da salvação. O humanismo é uma filosofia separada da Bíblia que não encontra lugar na revelação. As declarações são numerosas e específicas e as demonstrações são convincentes quanto à salvação do homem se originar em Deus e nunca no homem. Dessa forma, toda a honra é de Deus. Ele é o Deus de nossa salvação2.
Portanto, tendo Deus como o nosso modelo missionário, precisamos avançar no cumprimento do comissionamento de Mc 16.15. “A missão é atividade de Deus no mundo. Deus, e não outro, é o maior protagonista das atividades missionárias. Ele age no mundo pela sua graça a fim de reconciliar o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19)”.
Destaque
Em Abraão, Deus promete reunir em um só povo os moradores da Terra com o fim de adorá-lO e servi-lO em santidade (Gn 12.1-3). Note que o propósito de Deus nunca foi separar os povos com o fim de desuni-los ou criar animosidade entre as nações. No entanto, a cisão se deu em decorrência do pecado que dominou o coração dos homens e os levou a praticar idolatrias, feitiçarias e outras formas de pecado que os levaram cada vez mais para longe de Deus.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA