Adultos

Lição 2 - Missões Transculturais: A sua origem na natureza de Deus VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - ATÉ OS CONFINS DA TERRA: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo

COMENTARISTA: Wagner Tadeu dos Santos Gaby

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 2 – MISSÕES TRANSCULTURAIS: A SUA ORIGEM NA NATUREZA DE DEUS

Nesta lição veremos que a finalidade da missão transcultural é inerente à natureza divina. Houve um tempo em que a rebeldia e o orgulho da humanidade deram lugar à tentativa de estabelecer uma união política centralizadora no mundo antigo. Na ambição de estabelecer o próprio domínio à parte de Deus, a humanidade em Sinar projetou edificar uma cidade com uma torre, a torre de Babel (Gn 11.1-9). Mas Deus frustrou os desígnios daqueles homens pela confusão das línguas, que espalhou a todos pelo mundo, formando, assim, novas línguas, etnias e povos que se diversificaram pela Terra.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A NATUREZA MISSIONÁRIA DE DEUS

Precisamos olhar para Deus, antes de começarmos a esboçar qualquer projeto missionário. Ele é o nosso modelo de missões, pois nEle está a salvação da humanidade. “A iniciativa encontra-se em Deus. A salvação se originou no coração e no plano de Deus, e foi realizada pelo braço do Todo-Poderoso”.

Deus escolheu a Abraão e a sua família para iniciar um projeto missionário que será finalizado no final de todas as coisas. Olhando para o chamado de Abraão entendemos o amor de Deus destacado no Seu desejo de ter um povo chamado Seu, que obedecerá os seus estatutos e fugirá de toda e qualquer raiz maligna trazida pelo pecado.

No Antigo Testamento, Deus é conhecido como o Deus da salvação. O humanismo é uma filosofia separada da Bíblia que não encontra lugar na revelação. As declarações são numerosas e específicas e as demonstrações são convincentes quanto à salvação do homem se originar em Deus e nunca no homem. Dessa forma, toda a honra é de Deus. Ele é o Deus de nossa salvação2.
Portanto, tendo Deus como o nosso modelo missionário, precisamos avançar no cumprimento do comissionamento de Mc 16.15. “A missão é atividade de Deus no mundo. Deus, e não outro, é o maior protagonista das atividades missionárias. Ele age no mundo pela sua graça a fim de reconciliar o mundo consigo mesmo (2 Co 5.19)”.

Destaque

Em Abraão, Deus promete reunir em um só povo os moradores da Terra com o fim de adorá-lO e servi-lO em santidade (Gn 12.1-3). Note que o propósito de Deus nunca foi separar os povos com o fim de desuni-los ou criar animosidade entre as nações. No entanto, a cisão se deu em decorrência do pecado que dominou o coração dos homens e os levou a praticar idolatrias, feitiçarias e outras formas de pecado que os levaram cada vez mais para longe de Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.