Adultos

Lição 8 - O Bom Pastor e os pastores infiéis III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 8 – O BOM PASTOR E OS PASTORES INFIÉIS

Texto: Ezequiel 34.1-12

Introdução: As Escrituras revelam Deus como o pastor do seu povo, mas isso se aplica também aos líderes eclesiásticos. Deus dá bons pastores ao seu povo, também remove os maus.

I – SOBRE O REBANHO

1. Ovelhas

1.1. Ovelha é a fêmea do carneiro e o cordeiro é filho do carneiro até um ano

a. É um animal dócil e símbolo de sacrifício e redenção (Is 53.7; At 8.32)

b. Ilustram, também, o relacionamento entre Deus e o seu povo (Sl 23.1; 74.1; 100.3)

1.2. Das 74 vezes que o termo aparece no Novo Testamento, apenas uma vez é literal (Jo 2.14)

2. A natureza das ovelhas

2.1. As ovelhas são animais indefesos e medrosos que se assustam e se dispersam rapidamente (Zc 13.7).

2.2. Uma ovelha virada de costas com as patas para cima não consegue se levantar

a. Morre depressa

b. Torna-se presa fácil de predadores

c. Somente o pastor pode socorrê-la

2.3. As ovelhas não cuidam de si mesmas

a. Elas exigem atenções continuadas de dia e de noite (Lc 2.8)

b. Em muitos aspectos precisam de atenção (Lc 15.4-6)

2.4. O rebanho precisa de cuidados

a. Há muitos predadores (1Sm 17.34,35)

b. Há muitos insetos e parasitas (Sl 23.5)

3- O rebanho

3.1. O povo de Israel e a igreja são identificados diversas vezes, na Bíblia, como rebanho (Nm 27.17; 1Pe 5.2)

a. É aplicado a Israel por desfrutar do relacionamento pactual com Deus (Is 40.11).

b. É aplicado à igreja no Novo Testamento (Mt 26.31; Lc 12.32)

3.2. Diversas vezes Israel era visto como ovelhas sem pastor (1Rs 22.17; Mt 9.36; 10.16; 15.24)

4- Os pastores

4.1. A palavra “pastores de Israel”, no contexto de Ezequiel, e em Jeremias 23.1-5, se refere aos governantes.

4.2. O sistema político na antiguidade de Israel era teocrático

a. Não era possível separar o civil do religioso, diferente do que acontece nos estados laicos na atualidade

b. É importante entender essa diferença, pois diversas vezes adeptos de grupos religiosos, estranhos ao cristianismo bíblico, usam essas passagens bíblicas para atacar os nossos líderes

II – SOBRE OS PASTORES INFIÉIS

1- O pastor de ovelhas

1.1. A função do pastor é:

a. Alimentar o rebanho

b. Guiar o rebanho

c. Proteger o rebanho

d. Ex: Moisés e Davi foram pastores de ovelhas no sentido estrito da palavra (Êx 3.1; Sl 78.70,71)

1.2. As funções do pastor ilustram as funções do líder de uma nação

a. O exemplo de Davi Sl 78.72

b. A parábola da ovelha perdida revela esse dever do pastor (Lc 15.4-6)

1.3. Os líderes de Israel, contemporâneos de Ezequiel, se desviaram de suas funções

2- O que os governantes faziam? (Ez 34.2,3)

2.1. Cuidavam de si mesmos (Ez 34.2)

a. Era uma denúncia contra as autoridades civis e religiosas de Jerusalém

b. Empregavam todo o seu esforço em benefício próprio (Ex: Jr 12.10)

c. Não exerceram a função que lhes era devida:

. Proteger o povo

. Prover o bem-estar espiritual e econômico dos seus cidadãos

d. Exerciam o abuso de autoridade (Ez 34.3)

3- O que os governantes não faziam? (Ez 34.4,8)

3.1. Não cuidavam das ovelhas

a. Ovelhas fracas precisavam de cuidados e eles não cuidavam (Ez 34.4)

. Em Ez34.4 revela o estado de miséria da população de Jerusalém

3.2. Devemos refletir sobre o nosso país e orar pelos nossos governantes (1Tm 2.1-3)

4- As ovelhas dispersas (Ez 34. 5,6)

4.1. Ezequiel dirige esses oráculos divinos à casa de Judá

a. Essa mensagem é também para os filhos de Israel dispersos pelos assírios (v.6)

4.2. A mesma diáspora aconteceu em Judá com a destruição de Jerusalém, mas não é possível saber a data do pronunciamento desse discurso, se antes ou depois da queda da cidade santa.

b. O profeta recebeu a notícia dessa derrocada algum tempo depois da destruição de Jerusalém “no ano duodécimo, no décimo mês, aos cinco do mês” (Ez 33.21). Segundo os dados fornecidos nessa passagem, parece indicar 8 de janeiro de 585 a.C

III – SOBRE O BOM PASTOR

1- A reação divina contra os maus pastores (vv.10-12).

1.1. Deus promete visitar esses maus pastores no sentido de castigar (Jr 23.2)

1.2. Deus promete buscar as ovelhas dispersas em toda a parte do mundo

a. É uma referência ao retorno da segunda diáspora (Ez 34.12)

1.2. Deus promete libertar o seu povo das mãos dos maus pastores (Jr 3.15).

a. Essa promessa não se refere ao Messias

b. Pode se aplicar aos atuais pastores de igrejas (Mt 23.34; Ef 4.11)

1.3. O profeta está dizendo que Javé vai dar ao povo governantes segundo os ideais de Davi (At 13.22).

1.4. A promessa era para um futuro distante (Ez 34.23,24; 37.24; Os 3.5)

2- Jesus, o bom Pastor (Jo 10.11,14)

2.1. Jesus é o Grande Pastor de ovelhas (1Pe 5.4)

a. Jesus está congregando, de todas as nações, as ovelhas para o seu redil (Jo 10.16)

2.2. Todas as profecias do Antigo Testamento se convergem para o Messias (Lc 24.44)

3- O pastor cristão

3.1. Ele está disposto a arriscar a vida pelas ovelhas (1Sm 17.34-36; Jo 10.11)

a. É tudo de acordo com a vontade de Deus (Jo 10.17,18)

3.2. Os pastores têm como objetivo o aperfeiçoamento da igreja (Ef 4.11-16)

3.3. Devemos observar os bons exemplos dos pastores (Mt 23.3)

a. Deus sabe cuidar dos seus servos, é dever nosso orar pelos pastores

Conclusão: O comportamento do ser humano se compara em muitos aspectos aos das ovelhas e, por essa razão, Deus nos chama nas Escrituras de ovelhas. Há entre elas aquelas que dão marradas umas nas outras para marcar território o que não é diferente entre nós, seres humanos. Há competições entre as ovelhas (Ez 34.20-22). Isso desagrada a Deus. O nosso relacionamento entre irmãos deve ser de maneira que glorifique a Deus (Sl 133.1; 1 Co 10.31).

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