Adultos

Lição 8 - O Bom Pastor e os pastores infiéis VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 8 – O BOM PASTOR E OS PASTORES INFIÉIS

No contexto de Ezequiel, a figura do pastor é usada de forma metafórica para admoestar o comportamento irresponsável dos líderes de Israel. O texto é enfático ao apontar que a liderança da nação se preocupava mais com seus cuidados pessoais do que com as necessidades da população. Eles deixaram de guiar o povo, conforme as instruções da Lei, para praticar toda sorte de corrupção, exploração econômica e violência, sem contar a idolatria incentivada e permitida nos espaços considerados sagrados (Ez 34.2,3)1.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

SOBRE O REBANHO

Ezequiel chamou os exilados de “Israel”, referiu-se a todos os judeus no cativeiro, tanto do Reino do Norte como do Sul. Ezequiel criticou os líderes de Israel por cuidarem de si mesmos, em vez de cuidarem de seu povo. Ele apontou os pecados (Ez 34.1-6) e pronunciou o julgamento (Ez 34.7-10). Então prometeu que um bom Pastor (o Messias) viria e cuidaria do povo como os líderes deveriam ter feito (Ez 34.11-31). Esta bela mensagem retrata o destino dos antigos pastores, o trabalho do novo pastor e o futuro das ovelhas3.

A profecia emitida por Ezequiel destaca o perigo da falta que uma boa liderança faz. Ele destaca que a partir do momento em que os pastores de Israel abdicaram de sua posição como guias do povo, voltando-se a atender às suas próprias necessidades e os seus próprios desejos, o povo ficou desgarrado, e, por isso, acabaram sendo espalhados e caminharam desgarradas.

Essa liderança ineficaz, também, foi a causa de um povo desviado da verdade e voltado às práticas idólatras dos povos vizinhos, tendo em vista a falta de uma boa orientação por parte daqueles que deveriam zelar pela Lei do Senhor.

O Profeta trabalha a metáfora dos pastores e das ovelhas/rebanho. Embora Ezequiel descreva as ações reais da atividade pastoril, o foco não é esse. Os pastores referem-se aos governantes, e as ovelhas, ao povo de Israel. Essa linguagem simbólica representa a autoridade real presente no imaginário dos antigos.

Destaque

A profecia de Ezequiel diz respeito ao tratado de Deus com o povo de Israel nos dias do cativeiro babilônico, mas possui também caráter escatológico. O que fica evidente em suas profecias é que da mesma maneira o juízo de Deus virá sobre os maus governantes que oprimem as nações e as levam a praticar o que é mal aos olhos do Senhor. Deus tem visto o que os governos ditatoriais, opressores, que negam a existência do Criador e perseguem a religião cristã, têm feito à sua população. Ele há de trazer a juízo todos os males cometidos ao longo da história (Ec 12.14).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.