Adultos

Lição 8 - O Bom Pastor e os pastores infiéis IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 7 – A RESPONSABILIDADE É INDIVIDUAL

INTRODUÇÃO

– O pastor é aquele que foi escolhido pelo Senhor para cuidar das almas ganhas para o reino de Deus.

I – TEXTO BÍBLICO

(Ezequiel 34.1-12)

II – A FIGURA DO PASTOR NAS ESCRITURAS

– A figura do pastor nas Escrituras Sagradas é um dos pontos mais marcantes da influência da cultura hebreia na revelação que Deus dá à humanidade através da Bíblia Sagrada, visto que os israelitas são um povo que se construiu ao redor da atividade da criação de animais, notadamente de ovelhas (Gn.13:7; 26:20; 46:32,34; 47:3).

- A palavra hebraica empregada para pastor é “ra-ah” (הער) , entendido como “aquele que apascenta, cuida, zela, alimenta” os animais. Em o Novo Testamento, a palavra grega empregada é “poimen” (ποιμήν), que tem o mesmo significado. Bem se vê, portanto, que o pastor é aquela pessoa que foi escalada para cuidar das ovelhas, tratá-las, cuidar de seu dia-a-dia, a fim de que possam crescer saudáveis até o momento em que cumpram a finalidade de sua criação, que era tanto o fornecimento de alimentação quanto o fornecimento de lã para os homens.

- Normalmente, os pastores não eram pessoas que tinham alguma projeção social, mas, pelo contrário, via de regra, eram pessoas simples, pessoas que se encontravam na base da pirâmide social, não raras vezes escravos ou servos de alguém. Vemos isto em diversas passagens bíblicas: em Gn.13:7,8, observamos que os pastores de Abrão e de Ló eram servos, muito provavelmente escravos de ambos; em Gn.26:20, também vemos que os pastores de Isaque eram servos daquele patriarca; Davi, o mais jovem e, por isso mesmo, o mais desprezado dos filhos de Jessé (tanto que nem foi chamado ao banquete), era pastor de ovelhas; Doegue, um estrangeiro, era pastor de Saul (I Sm.21:7), a mostrar que se tratava de posição subalterna na ordem social israelita. Em Is.38:12, a habitação do pastor é descrita como sendo uma “choça”, ou seja, uma simples tenda, facilmente removível, a nos mostrar com era humilde a condição do pastor.

- Disto já tomamos uma importantíssima lição, qual seja, a de que a figura do pastor está, na Bíblia Sagrada, vinculada à ideia de serviço. O pastor, antes de mais nada, dentro da cultura hebreia, era um serviçal, alguém que estava a serviço de alguém, o verdadeiro dono do rebanho, o verdadeiro dono dos animais. É o que bem verificamos em Ex.3:1, quando se deixa bem claro que Moisés era o pastor, mas o rebanho não era seu e sim de seu sogro Jetro. Nas Escrituras Sagradas, a figura do pastor também sempre está ligada à dedicação e à sensibilidade. O primeiro pastor de ovelhas mencionado é Abel (Gn.4:2), que, não sem razão, é, também, o primeiro justo (Mt.23:25; Hb.11:4).

- Abel tinha sensibilidade espiritual e ofereceu o melhor de suas ovelhas para o Senhor, a mostrar que o pastor é alguém que, por cuidar de ovelha, um animal extremamente delicado e que exige total dedicação, precisa ser sensível. Também não é coincidência que Moisés, antes tão violento, depois de quarenta anos como pastor de ovelhas, tenha se tornado o varão mais manso que havia sobre a face da Terra (Nm.12:3).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.