ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Adultos - A JUSTIÇA DIVINA - A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
LIÇÃO Nº 4 – QUANDO SE VAI A GLÓRIA DE DEUS
INTRODUÇÃO
- Após ter visto as abominações do templo de Jerusalém, Ezequiel vê o processo de retirada da glória de Deus.
- O Senhor é santo, nunca convive com o pecado.
I – O QUE É A GLÓRIA DE DEUS
- Na sequência do estudo sobre o livro do profeta Ezequiel e sua aplicação para nossos dias, analisaremos a segunda visão que o profeta teve da glória de Deus e de seu afastamento do templo de Jerusalém.
- Para entendermos o significado desta retirada da glória de Deus do meio do povo de Judá, faz-se mister, primeiro, saber o que é a “glória de Deus”, até porque, quando falamos de relacionamento entre Deus e o homem, e é disto que trata o tabernáculo, santuário e habitação de Deus no meio dos filhos de Israel (Ex.25:8), devemos lembrar a afirmação do apóstolo Paulo de que, por terem todos os homens pecado, estão destituídos da glória de Deus (Rm.3:23).
- A Bíblia On-line da Sociedade Bíblica do Brasil traz três definições de “glória”: 1) Honra ou louvor dado a coisas (I Sm.4:21,22), a pessoas (Lc.2:32} ou a Deus (Sl.29:1; Lc.2:14); 2) A majestade e o brilho que acompanham a revelação da presença e do poder de Deus (Sl.19:1; Is. 6:3; Mt.16:27; Jo.1:14; Rm.3:23); 3) O estado do novo corpo ressuscitado, espiritual e imortal, em que os salvos serão transformados e o lugar onde eles viverão (I Co.15:42-54; Fp.3:21; Cl.3:4).
- A palavra glória aparece, pela vez primeira nas Escrituras, em Gn.31:1, quando os filhos de Labão acusam Jacó de ter toda uma glória a partir da diminuição patrimonial que teria causado a seu sogro e pai dos acusadores. É a palavra hebraica “kabhodh” (כבוד), “…propriamente peso, mas somente em sentido figurado num bom sentido, esplendor ou copiosidade: — glorioso, gloriosamente, glória, honra, honroso. Substantivo masculino singular que significa honra, glória, majestade, riqueza. Este termo é normalmente usado para Deus (Ex.33:18; Sl.72:19; Is.3:8; Ez.1:28); seres humanos (Gn.45:13; Jó 19:9; Sl.8:5; 21:5) e objetos (I Sm.2:8; Et.1:4; Is.10:18), particularmente para a Arca do Concerto (I Sm.4:21,22)” (Bíblia de Estudo Palavras Chave. Dicionário do Antigo Testamento, verbete 3519, p.1700).
- Em o Novo Testamento, é a palavra grega “doksa” (δόξα), “…glória (como algo muito aparente), de forma abrangente (literal ou figurado, como sujeito ou objeto): - dignidade, glória (glorioso), honra, louvor, adoração. Substantivo de dokeo, pensar, reconhecer. Uma semelhança, aparência. Nas páginas sagradas do Novo Testamento, honra, glória…” (op.cit. Dicionário do Novo Testamento, verbete 1391, p.2154).
- Quando se fala em glória, portanto, tem-se, por primeiro, a ideia de honra e de dignidade e, só por este fato, podemos observar que a maior glória é a de Deus, visto que é o Ser digno por excelência, o Ser Supremo e Soberano. Aliás, quando verificamos a visão que João teve dos céus, vemos que os mais sublimes seres celestiais se prostraram diante de Cristo e disseram ser Ele digno de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória e ações de graças (Ap.5:12).
- Mas, quando se fala, também, em glória, está-se a falar da majestade e do brilho que acompanham a revelação da presença de Deus e, neste passo, temos, na ideia de glória de Deus, também a ideia da Sua presença, da Sua companhia.
- “…A glória de Deus é a beleza do Seu espírito. Não é uma beleza estética ou material, mas é a beleza que emana do Seu caráter, de tudo o que Ele é. Tiago 1:10 convida um homem rico a "orgulhar-se se passar a viver em condição humilde", indicando uma glória que não significa riqueza, poder ou beleza material. Esta glória pode coroar o homem ou encher a terra. É vista dentro do homem e na terra, mas não pertence a eles, só a Deus. A glória do homem é a beleza do espírito do homem, a qual é falível e passageira, sendo assim humilhante, como nos diz o versículo. Entretanto, a glória de Deus, manifesta através do conjunto dos Seus atributos, nunca passa. É eterna.…” (O que é a glória de Deus. Disponível em: https://www.gotquestions.org/Portugues/Gloria-de-Deus.html Acesso em 28 ago. 2017).
- “…O que vem a ser a glória de Deus? O que significa? A glória de Deus é o seu esplendor, sua majestade. A Bíblia usa a glória de Deus em sentido figurado, representando suas próprias ma¬nifestações. A Bíblia refere-se a muitas aparições e atos de Deus fazendo menção da sua glória.(…). 1. A glória de Deus é o seu esplendor, sua majestade. 2. Às vezes a glória de Deus é usada em sentido figurado, representando ele próprio.…” (STEWART, DON. 103 perguntas que as pessoas podem fazer sobre Deus apud S. JÚNIOR, Hélio. O que é a glória de Deus? Disponível em: http://desafioscristao.blogspot.com.br/2011/04/o-que-e-gloria-de-deus.html Acesso em 28 ago. 2017).
- O Senhor é detentor desta glória sublime e eterna, tanto que, ao criar todas as coisas, Sua própria criação a manifestou, tanto que o salmista diz que “os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos” (Sl.19:1), a ponto de o apóstolo Paulo dizer que tal manifestação faz com que os homens fiquem inescusáveis diante do Senhor (Rm.1:18-21).
- Assim, os homens, pelo só fato da criação, têm conhecimento da glória de Deus e devem, em virtude desta manifestação, ser-Lhe obedientes e submissos, visto que se tem a nítida concepção de que Deus é o Senhor e digno de toda honra. Deve-se reconhecer, portanto, a Sua glória.
- Mas, muito mais do que fazer conhecida aos homens a Sua glória, o Senhor quis dela compartilhar com o homem, tanto que, todos os dias, vinha ao encontro do homem na viração do dia, no jardim do Éden (Gn.3:8) e, como Deus Se fazia presente de modo especial ao primeiro casal, não há porque duvidar de que Adão e Eva compartilhavam desta glória divina, ainda que habitassem a Terra. A tradição judaica registrada no Talmude e em alguns targuns [comentários feitos por escribas do texto das Escrituras em suas explanações ao povo nas sinagogas – observação nossa] diz que Adão era um ser de extrema beleza e que possuía um brilho similar ao do sol e que sua pele era uma roupa brilhante, brilhando como suas unhas, querendo, com isto, afirmar que, de certo modo, antes do pecado, Adão compartilhava da glória divina. Também a tradição diz que a altura de Adão ia do solo até os céus, o que deve ser entendido num sentido metafórico, ou seja, de que o homem tinha pleno acesso à glória divina, manifestada pelos céus.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO