Adultos

Lição 4 - Resguardando-se de sentimentos ruins II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Adultos - OS VALORES DO REINO DE DEUS: a relevância do sermão do monte para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: OSIEL GOMES DA SILVA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 4 – RESGUARDANDO-SE DE SENTIMENTOS RUINS

...

COMENTÁRIO - Bíblico Wesleyana - Características do reino ( 5: 21-48 ) (COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES DO PR. HENRIQUE)

Nesta seção "JESUS leva seis exemplos concretos da antiga Lei, a fim de ilustrar a nova justiça". Esta justiça envolve todos os aspectos da vida diária.

Cada um destes seis discussões é introduzido por Ouvistes que foi dito aos velhos tempos (vv. 21 , 33 ), Ouvistes o que foi dito (vv. 27 , 38 , 43 ), ou simplesmente 'Foi Dito' (v. 31 ). Com esta referência é feita a fórmula para algum mandamento da lei mosaica (ou, no caso de a última cláusula do v. 43 , na tradição dos anciãos).

Todos os seis vezes JESUS acrescenta: mas digo-vos (vv. 22 , 28 , 32 , 34 , 39 , 44 ). Isto é ainda mais forte no grego do que no inglês ego de lego hymin . O ego é expresso em grego apenas para grifo nosso, como o I está incluída no verbo lego , eu digo. Além disso, ele é colocado em primeiro lugar na cláusula, a posição mais enfática em uma frase grega. Ou JESUS era um egoísta flagrante, ou Ele era o que Ele afirmava ser - o Filho eterno de DEUS, que tinha o direito de falar com autoridade divina absoluta. A ênfase na autoridade real de CRISTO é a principal característica do Evangelho de Mateus.

1. Peaceableness ( 5: 21-26 )

21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e todo aquele que matar será réu de juízo: 22 mas eu digo-vos que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu do conselho; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. 23 Se, pois, tu és oferecendo a tua oferta diante do altar e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai-te, primeiro se reconciliar com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. 25 Concordo com o teu adversário rapidamente, enquanto estás com ele no caminho; que nunca se ache o adversário te entregue ao juiz, eo juiz te entregue ao oficial, e sejas lançado na prisão. 26 Em verdade eu te digo: Tu não significa sair dali, até que tu não pagares o último ceitil.

O sexto dos Dez Mandamentos é: Não matarás ( Ex 20:13. ; Dt. 5:17 ). JESUS não revogará essa comando. Ao contrário, Ele estendeu-a para cobrir a raiva, desprezo e ódio. Parece haver uma escala ascendente no versículo 22 : (1) raiva - "Sentimento de raiva sem palavras"; (2) Raca - "A raiva em si ventilada em palavras"; (3) Insensato - "raiva de insulto." A distinção precisa entre os termos raca e tolo não é conhecido. Pensa-se que o primeiro pode vir de uma raiz que significava "cuspir". Ambas as palavras expressam desprezo e condenação.

Mais clara é a escala ascendente de conseqüências. Acórdão provavelmente se refere ao tribunal local. Conselho é Sinédrio, o Grande Sinédrio em Jerusalém, a mais alta corte judaica da justiça. O inferno é Geena , o lugar de tormento final. Seja em perigo de um significado legal o termo "é susceptível de". Ou seja, o culpado dessas coisas está sujeito aos tribunais de justiça ou punição nomeados aqui. Este aviso é seguido por uma dupla advertência para fazer a reconciliação. Se alguém vem ao santuário e lembra que ele feriu seu irmão, de qualquer forma, ele deve primeiro ser conciliada antes de sua adoração será aceitável. Novamente, se um está sendo levado perante o juiz, ele deve resolver rapidamente fora do tribunal. Caso contrário, ele será lançado na prisão e manteve lá até que ele tenha pago o último centavo. Pena de prisão por dívida era uma prática comum até tempos relativamente recentes.

O ponto que JESUS estava fazendo é que todos devem se apressam a se reconciliarem com DEUS, a quem todos os homens têm ofendido. Assim, esta passagem tem um forte cunho evangelístico.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.