SUPERINTENDÊNCIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - o CARÁTER DO CRISTÃO: Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO
LIÇÃO 01 – A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO
[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=zZ7Od_15zXE" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]INTRODUÇÃO
Neste segundo trimestre de 2017 estudaremos sobre: “O Caráter do Cristão – Moldado pela Palavra de Deus e provado como o ouro”. Nesta primeira lição traremos algumas definições de caráter; falaremos da natureza do caráter do homem antes e depois do pecado, e de como ele pode ser restaurado mediante a operação do Espírito Santo; trataremos ainda de quais os instrumentos que Deus usa para moldar o homem já regenerado; e, finalizaremos destacando três figuras que mostram como Deus pode modificar aqueles que se submetem a Ele.
I – DEFINIÇÕES
1.1 Caráter. Esta palavra é definida pelo Aurélio (2004, p. 402) como sendo “o conjunto dos traços particulares, o modo de ser de cada indivíduo, ou de um grupo”. Champlin (2004, p. 648 – acréscimo nosso) diz que “alguns estudiosos supõem que o caráter e as características da personalidade são frutos do desenvolvimento, com base na experiência de cada um, condicionadas pelo meio ambiente do lar; da comunidade; da escola; do trabalho, da religião e sua prática; da comunicação em massa”.
1.2 Caráter cristão. Esse tipo de caráter é implantado no crente por ocasião da regeneração. Este termo se origina da expressão grega “paliggenesia”, que significa: “novo nascimento, renovação, recriação” (Jo 3.5; 2 Co 5.17; Tt 3.5). É por meio do novo nascimento que a imagem de Deus é restaurada no homem, o Espírito Santo passa a residir nele, produzindo as virtudes de Cristo, a medida que este se deixa conduzir pelo Espírito (Gl 5.22).
[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]