Adultos

Lição 13 - A leitura da Bíblia e a Educação Cristã III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 13 – A LEITURA DA BÍBLIA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ

Texto: 1 Timóteo 4.6-16

Introdução: A leitura e o estudo da Bíblia fortalecem a fé e a comunhão com Deus

I - A BÍBLIA É O LIVRO TEXTO DA ESCOLA DOMINICAL

1. O currículo adotado

1.1. A Escola Dominical é por excelência “ensino bíblico”

1.2. As revistas que integram o currículo são de Lições Bíblicas

1.3. O conteúdo das revistas expressa:

. A ortodoxia professada pelas Assembleias de Deus,

. Contribui para manter a unidade doutrinária da igreja

. Atua como antídoto contra as heresias

1.4. A Bíblia é o livro base para todo o seu ensino-aprendizagem (Jo 5.39).

. O currículo da Escola Dominical preserva a autoridade suprema da Palavra de Deus como única regra infalível de fé e prática (2Tm 3.14-17)

. As doutrinas bíblicas reproduzidas no material didático servem como padrão para o viver diário e a formação do caráter cristão (Sl 119.105)

2. A prática pedagógica

2.1. No contexto da Escola Dominical é muito importante observar:

. A metodologia de cada lição

. O objetivo a ser alcançado em cada lição

2.2. O texto bíblico é o referencial permanente da prática pedagógica

. O ensino não deve ser limitado a “transferência de conhecimento”, mas sobretudo, o estudo das verdades reveladas

. Deve instruir, expor e corrigir o erro (2Tm 3.16)

. Deve produzir a verdadeira transformação na velha natureza humana (Ef 4.22,23)

2.3. A Escola Dominical terá cumprido o seu papel educacional cristão quando for perceptível as mudanças na vida dos alunos que atestem o Novo Nascimento e o crescimento espiritual (1Co 6.10-12).

3. O padrão ético e moral

3.1. A Bíblia é a principal fundamentação para a ética e a moral cristã

. O texto bíblico é divinamente inspirado e, portanto, permanece inalterado (Mt 24.35)

. Os valores cristãos são permanentes, pois sua fonte de autoridade é imutável (1Pe 1.25)

. A Palavra de Deus não pode ser relativizada, revogada ou ajustada aos interesses humanos (Is 40.8)

3.2. A Escola Dominical também atua como multiplicadora dos princípios éticos e dos valores morais da fé cristã

3.3. A Igreja que zela pelo ensino sólido das Lições Bíblicas não é influenciada pelo erro, mas estabelece o padrão moral e ético a ser observado pelos cristãos (1Tm 4.6; 2Tm 3.10)

II - A EDUCAÇÃO CRISTÃ E A FORMAÇÃO DE LEITORES DA BÍBLIA

1. Conceito de Educação Cristã

1.1. Os sentidos da palavra ‘Educação’

. Educação: (Lat. Educare): "guiar", “instruir”, “conduzir” para fora.

. Educação: (Gr. Paideia) : “instrução”

. Quando aplicado a crianças, a palavra tem sentido de treinamento e correção (Hb 12.5-11)

(Dic. Bíblico Wycliffe)

. No caso de adultos, se refere ao que desenvolve a alma, corrigindo erros e controlando as paixões (2Tm 3.16)

1.2. A Educação Cristã se fundamenta na revelação divina.

. O livro texto é a Bíblia

. Ensinamos o estudo sistemáticos das Escrituras (Mt 28.20; At 15.35; Cl 1.28; 2Tm 2.2)

2. Objetivos da Educação Cristã

2.1. O Senhor Jesus confiou à Igreja a tarefa da Grande Comissão (Mt 28.19,20; Mc 16.15).

. Trata-se de uma ordenança proclamadora e de um mandato educacional.

. É responsabilidade dos discípulos de Cristo evangelizar e ensinar (1Tm 4.13; 2Tm 4.2).

2.2. A Escola Dominical é uma agência educadora

. Evangeliza enquanto ensina

2.3. São três os principais objetivos da Educação Cristã: (Pr. Antônio Gilberto)

. Ganhar almas para Jesus (2Co 12.15)

. Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão (Gl 5.22)

. Treinar 0 cristão para 0 serviço do Mestre (2Tm 2.15)

3. A capacitação dos alunos

3.1. Capacitar: “tornar capaz”, “preparar” e “qualificar”.

3.2. Na Educação Cristã a capacitação vem por meio do estudo acurado da Bíblia

. Desenvolve-se o caráter do cristão

. Ensina-se a servir melhor no Reino de Deus

. Os alunos serão qualificados no exame minucioso das Escrituras (At 17.10,11)

. Os alunos vão aprender a ler as Escrituras (Sl 1.1,2; 1Tm 4.13)

. Sob a iluminação do Espírito Santo (Ef 1.17,18)

3.3. Na Educação Cristã os alunos vão aprender regras hermenêuticas.

. Regras gramaticais

. Regras dos contextos (histórico e literário) (1Ts 5.21)

III - É PRECISO LER A BÍBLIA DIARIAMENTE

1. A leitura e a disciplina cristã

1.1. A disciplina tem relação com:

. “castigo” e "punição”

. “ordem” e “obediência às regras”.

1.2. O ‘discípulo’ está relacionado com a “disciplina”

. Seu zelo espiritual é a prática da disciplina cristã

. Oração

. A leitura da Palavra

. O jejum

1.3. A disciplina não é um meio de salvação, mas por meio dela conhecemos a perfeita vontade de Deus (Rm 12.1,2)

1.4. A disciplina cristã requer regularidade e prioridade na busca da santificação (Rm 6.22)

2. A leitura e o aprendizado

2.1. O aprendizado é parte intrínseca de um discípulo.

. A palavra “discípulo” significa literalmente “aprendiz”

2.2. Uma máxima pedagógica afirma que “ler é aprender”

. Por meio da leitura da Bíblia aprendemos:

. Acerca de Deus e de seu plano de salvação (Rm 1.2-4)

. Esse aprendizado orienta o discípulo a tornar-se parecido com Cristo (Ef 4.13)

2.3. O aprendizado deve ultrapassar a teoria e ser aplicado na vida diária

. Paulo repreende os “que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” (2Tm 3.7)

. Paulo adverte a Timóteo a observar o aprendizado bíblico que o faria sábio para a salvação, pela fé em Cristo Jesus (2Tm 3.14,15)

3. A leitura e o devocional

3.1. Um dos aspectos da adoração é o culto devocional (Jo 4.23,24)

. Não se refere ao culto público que prestamos a Deus no templo

. Não se refere ao culto doméstico em família

. Refere-se ao culto praticado de forma individual (SI 55.17)

. Oração

. Louvor

. Leitura bíblica

3.2. Essa atividade fortalece a comunhão com Deus (Sl 119.11,15,24)

3.3. O devocional é também uma oportunidade para:

. O estudo sistemático

. O estudo indutivo das Escrituras

. Conhecer melhor a instrução do Espírito Santo (Jo 14.26)

3.4. O conhecimento bíblico ainda pode ser aprimorado por meio de pesquisas em periódicos como a nossa Declaração de Fé, que expressa a ortodoxia pentecostal (Jd 1.3)

Conclusão: A Educação Cristã fundamenta o seu currículo na inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus, a Bíblia. Nesse propósito, seus alunos são instruídos à leitura e ao estudo da Bíblia e, sobretudo, a pautar suas vidas na autoridade suprema das Escrituras Sagradas. Aleluia!

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