ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS: a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 13 – A LEITURA DA BÍBLIA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ
Texto: 1 Timóteo 4.6-16
Introdução: A leitura e o estudo da Bíblia fortalecem a fé e a comunhão com Deus
I - A BÍBLIA É O LIVRO TEXTO DA ESCOLA DOMINICAL
1. O currículo adotado
1.1. A Escola Dominical é por excelência “ensino bíblico”
1.2. As revistas que integram o currículo são de Lições Bíblicas
1.3. O conteúdo das revistas expressa:
. A ortodoxia professada pelas Assembleias de Deus,
. Contribui para manter a unidade doutrinária da igreja
. Atua como antídoto contra as heresias
1.4. A Bíblia é o livro base para todo o seu ensino-aprendizagem (Jo 5.39).
. O currículo da Escola Dominical preserva a autoridade suprema da Palavra de Deus como única regra infalível de fé e prática (2Tm 3.14-17)
. As doutrinas bíblicas reproduzidas no material didático servem como padrão para o viver diário e a formação do caráter cristão (Sl 119.105)
2. A prática pedagógica
2.1. No contexto da Escola Dominical é muito importante observar:
. A metodologia de cada lição
. O objetivo a ser alcançado em cada lição
2.2. O texto bíblico é o referencial permanente da prática pedagógica
. O ensino não deve ser limitado a “transferência de conhecimento”, mas sobretudo, o estudo das verdades reveladas
. Deve instruir, expor e corrigir o erro (2Tm 3.16)
. Deve produzir a verdadeira transformação na velha natureza humana (Ef 4.22,23)
2.3. A Escola Dominical terá cumprido o seu papel educacional cristão quando for perceptível as mudanças na vida dos alunos que atestem o Novo Nascimento e o crescimento espiritual (1Co 6.10-12).
3. O padrão ético e moral
3.1. A Bíblia é a principal fundamentação para a ética e a moral cristã
. O texto bíblico é divinamente inspirado e, portanto, permanece inalterado (Mt 24.35)
. Os valores cristãos são permanentes, pois sua fonte de autoridade é imutável (1Pe 1.25)
. A Palavra de Deus não pode ser relativizada, revogada ou ajustada aos interesses humanos (Is 40.8)
3.2. A Escola Dominical também atua como multiplicadora dos princípios éticos e dos valores morais da fé cristã
3.3. A Igreja que zela pelo ensino sólido das Lições Bíblicas não é influenciada pelo erro, mas estabelece o padrão moral e ético a ser observado pelos cristãos (1Tm 4.6; 2Tm 3.10)
II - A EDUCAÇÃO CRISTÃ E A FORMAÇÃO DE LEITORES DA BÍBLIA
1. Conceito de Educação Cristã
1.1. Os sentidos da palavra ‘Educação’
. Educação: (Lat. Educare): "guiar", “instruir”, “conduzir” para fora.
. Educação: (Gr. Paideia) : “instrução”
. Quando aplicado a crianças, a palavra tem sentido de treinamento e correção (Hb 12.5-11)
(Dic. Bíblico Wycliffe)
. No caso de adultos, se refere ao que desenvolve a alma, corrigindo erros e controlando as paixões (2Tm 3.16)
1.2. A Educação Cristã se fundamenta na revelação divina.
. O livro texto é a Bíblia
. Ensinamos o estudo sistemáticos das Escrituras (Mt 28.20; At 15.35; Cl 1.28; 2Tm 2.2)
2. Objetivos da Educação Cristã
2.1. O Senhor Jesus confiou à Igreja a tarefa da Grande Comissão (Mt 28.19,20; Mc 16.15).
. Trata-se de uma ordenança proclamadora e de um mandato educacional.
. É responsabilidade dos discípulos de Cristo evangelizar e ensinar (1Tm 4.13; 2Tm 4.2).
2.2. A Escola Dominical é uma agência educadora
. Evangeliza enquanto ensina
2.3. São três os principais objetivos da Educação Cristã: (Pr. Antônio Gilberto)
. Ganhar almas para Jesus (2Co 12.15)
. Desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão (Gl 5.22)
. Treinar 0 cristão para 0 serviço do Mestre (2Tm 2.15)
3. A capacitação dos alunos
3.1. Capacitar: “tornar capaz”, “preparar” e “qualificar”.
3.2. Na Educação Cristã a capacitação vem por meio do estudo acurado da Bíblia
. Desenvolve-se o caráter do cristão
. Ensina-se a servir melhor no Reino de Deus
. Os alunos serão qualificados no exame minucioso das Escrituras (At 17.10,11)
. Os alunos vão aprender a ler as Escrituras (Sl 1.1,2; 1Tm 4.13)
. Sob a iluminação do Espírito Santo (Ef 1.17,18)
3.3. Na Educação Cristã os alunos vão aprender regras hermenêuticas.
. Regras gramaticais
. Regras dos contextos (histórico e literário) (1Ts 5.21)
III - É PRECISO LER A BÍBLIA DIARIAMENTE
1. A leitura e a disciplina cristã
1.1. A disciplina tem relação com:
. “castigo” e "punição”
. “ordem” e “obediência às regras”.
1.2. O ‘discípulo’ está relacionado com a “disciplina”
. Seu zelo espiritual é a prática da disciplina cristã
. Oração
. A leitura da Palavra
. O jejum
1.3. A disciplina não é um meio de salvação, mas por meio dela conhecemos a perfeita vontade de Deus (Rm 12.1,2)
1.4. A disciplina cristã requer regularidade e prioridade na busca da santificação (Rm 6.22)
2. A leitura e o aprendizado
2.1. O aprendizado é parte intrínseca de um discípulo.
. A palavra “discípulo” significa literalmente “aprendiz”
2.2. Uma máxima pedagógica afirma que “ler é aprender”
. Por meio da leitura da Bíblia aprendemos:
. Acerca de Deus e de seu plano de salvação (Rm 1.2-4)
. Esse aprendizado orienta o discípulo a tornar-se parecido com Cristo (Ef 4.13)
2.3. O aprendizado deve ultrapassar a teoria e ser aplicado na vida diária
. Paulo repreende os “que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” (2Tm 3.7)
. Paulo adverte a Timóteo a observar o aprendizado bíblico que o faria sábio para a salvação, pela fé em Cristo Jesus (2Tm 3.14,15)
3. A leitura e o devocional
3.1. Um dos aspectos da adoração é o culto devocional (Jo 4.23,24)
. Não se refere ao culto público que prestamos a Deus no templo
. Não se refere ao culto doméstico em família
. Refere-se ao culto praticado de forma individual (SI 55.17)
. Oração
. Louvor
. Leitura bíblica
3.2. Essa atividade fortalece a comunhão com Deus (Sl 119.11,15,24)
3.3. O devocional é também uma oportunidade para:
. O estudo sistemático
. O estudo indutivo das Escrituras
. Conhecer melhor a instrução do Espírito Santo (Jo 14.26)
3.4. O conhecimento bíblico ainda pode ser aprimorado por meio de pesquisas em periódicos como a nossa Declaração de Fé, que expressa a ortodoxia pentecostal (Jd 1.3)
Conclusão: A Educação Cristã fundamenta o seu currículo na inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus, a Bíblia. Nesse propósito, seus alunos são instruídos à leitura e ao estudo da Bíblia e, sobretudo, a pautar suas vidas na autoridade suprema das Escrituras Sagradas. Aleluia!
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS