Adultos

Lição 5 - “Jesus Cristo, e Este crucificado” — A mensagem do apóstolo II

ASSEMBLEIA DE DEUS - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Adultos - O APÓSTOLO PAULO - Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo

COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº5 – “JESUS CRISTO E ESTE CRUCIFICADO”, A MENSAGEM

...

INTRODUÇÃO

Paulo pregava a respeito do mais eficiente púlpito que já existiu - A Cruz.

E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. João 12:32.

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, João 3:14.

CRISTO nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13.

O objetivo desta lição é ressaltar o centro da mensagem cristã: JESUS, e este crucificado. O apóstolo descobriu essa verdade sobre o CRISTO Ressurreto e, como consequência, fez de sua missão de vida pregar o Evangelho por meio do Crucificado aos gentios. Nesse sentido, o Crucificado é o centro da mensagem apostólica. Logo, a vida e o ministério de Paulo estimulam-nos a ter esse mesmo propósito e firme compromisso com a mensagem da Cruz.

Resumo da lição

Para desenvolver o propósito da lição, o primeiro tópico destaca a centralidade da pregação de Paulo. Em Paulo, a pregação tem íntima relação com o CRISTO Crucificado, por isso ela é considerada loucura da pregação entre judeus e gentios. É uma mensagem humilde que faz com que o ser humano olhe para si mesmo e peça misericórdia a DEUS pelas suas misérias.

O segundo tópico elenca as expressões-chave na pregação de Paulo. Expressões como “Evangelho de CRISTO”, “CRISTO Crucificado” e “CRISTO Ressurreto” são trabalhadas de modo a resumir o conteúdo da mensagem do apóstolo dos gentios. Podemos dizer que o Evangelho de CRISTO pode ser sintetizado no “CRISTO Crucificado” e no “CRISTO Ressurreto”.

O terceiro tópico pontua os efeitos da mensagem do Evangelho. Esses efeitos se revelam no crente por meio de uma vida no poder de DEUS, na humildade e na dependência do ESPÍRITO SANTO. Ora, a mensagem da cruz é uma mensagem de poder. A mensagem da cruz nos constrange a viver de maneira humilde. E, finalmente, a mensagem da cruz nos ensina a depender exclusivamente do ESPÍRITO.

Aplicação

A presente lição nos ensina que não podemos deixar de pregar mensagem da cruz ao pecador. É uma mensagem de poder. Somos instados pelo ESPÍRITO SANTO a proclamá-la com autoridade. Ao mesmo tempo, somos chamados a viver de maneira humilde, pois a mensagem da cruz nos constrange a uma atitude singela e abnegada.

É uma mensagem que nos faz contritos diante de DEUS. E, finalmente, somos estimulados a viver na dependência do ESPÍRITO SANTO de DEUS na obra da proclamação do Evangelho. Sem o ESPÍRITO SANTO não podemos ser bem-sucedidos.

A mensagem da cruz nos faz depender menos de nós mesmos e mais do ESPÍRITO SANTO. Essa mensagem traz a verdadeira sabedoria para a vida. Amemos, portanto, a mensagem da cruz e a proclamemos até a morte!

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.