ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DO BELÉM – SETOR 31 ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 4 – O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO
Texto: João 1.1-14
Introdução: Cremos no Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem e o único Salvador do mundo.
I – O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS
1. O Filho de Deus
1.1. João fala de Cristo. Ele é o Filho de Deus e provar isso (Jo 20.3)
. Ele é o Cristo e o Filho de Deus
1.2. Ensina o motivo dessa revelação.
. Mostrar que todos podem ser redimidos crendo em Cristo
1.3. Isaías profetiza sobre o menino ‘que nos deu’ (Is 9.6)
. O nascimento foi em Belém
. O Filho, na verdade, foi gerado desde a eternidade (Jo 17.5;24)
. O Filho transcende a criação (Cl 1.17)
2. Significado
2.1. O significado de ‘Filho’
. Tem a mesma natureza do Pai (Jo 14.8,9)
. Ele se revelou aos judeus como Filho de Deus (Jo 15.17,18)
. Ele disse que ‘Ele e o Pai são um’ (Jo 10.30)
. Os judeus não entenderam bem o significado de ser ‘Jesus o Filho de Deus’ (Jo 10.36)
3. Significado de ‘unigênito’ (v. 14b)
3.1. Unigênito(Gr) monogenés: indica a deidade de Cristo
3.2. O aparecimento desta palavra no Novo Testamento
. Três vezes em Lucas (7.12; 8.42; 9.38)
. Uma vez em Hebreus (11.17)
. Cinco vezes no escrito joanino (Jo 1.14,18; 3.16,18; 1Jo 4.9)
3.3. Unigênito, relacionado a Jesus, transmite a idéia de consubstancialidade
3.4. Credo Niceno: É exatamente o que declara o Credo Niceno: "E [cremos] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, o Unigênito do Pai, que é da substância do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de uma só substância com o Pai".
II - A DEIDADE DO FILHO DE DEUS
1. O Verbo de Deus (Jo 1.1)
1.1. Verbo (Gr): Logos
1.2. Nesta passagem, (Jo 1.1), a palavra 'Deus' aparece duas vezes. É referência ao Pai
. Isto quer dizer que havia uma relação trinitariana antes da fundação do mundo
. Mostra uma distinção entre o Pai e o Filho (Jo 8.17,18; 2Jo 3; 1Co 8.6)
. Mostra uma igualdade e intimidade entre o Pai e o Filho
1.3. A segunda referência 'O Verbo era Deus' aponta para o Filho
. Trata-se do monoteísmo cristão
2. Reações à divindade de Jesus
2.1. Paulo e João, sendo judeus, criam em um só Deus (Mc 12.28-30)
2.2. João registra o protesto dos judeus às falas de Jesus (Jo 5.18; 8.58,59; 10.30-33)
2.3. Observe que mesmo crendo em um só Deus, João e Paulo testificam da deidade de Cristo (Jo 20.28; Rm 9.5; Cl 2.9; Tt 2.13; 1Jo 5.20)
3. O relacionamento entre o Pai e o Filho
3.1. A mesma deidade do Pai está no Filho
. O Pai e o Filho aparecem no mesmo nível de divindade (Gl 1.1; 1Tm 6.13; 2Tm 4.1)
. Assim, essa é a prova que o Pai e o Filho são o mesmo Deus, possuindo a mesma substância, mas são diferentes na forma e na função, não em poder e majestade (Rm 1.7; 2Pe 1.1)
III - A HUMANIDADE DO FILHO DE DEUS
1. ‘E o verbo se fez carne’ (Jo 1.14a)
1.1. Nesse versículo está revelado a humanidade de Cristo
. Deus assumiu a forma humana (Is 7.14; Mt 1.23)
. Esse fato deu-se pela obra do Espírito Santo (Mt 1.20; Lc 1.35)
. Tal encarnação é um mistério (1Tm 31.6)
1.2. Jesus é o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem.
2. Características humanas
2.1. Jesus é plenamente humano (1Tm 2.5)
2.2. Jesus cresceu numa estrutura física e espiritual (Lc 2.52)
2.3. Jesus sentiu fome, sede, sono e cansaço (Mt 4.2; 8.24; Jo 4.6; 19.28)
3. A necessidade da encarnação do Verbo
3.1. Jesus foi revestido do corpo humano porque o pecado entrou na humanidade por meio do casal Adão e Eva, seres humanos, e pela justiça de Deus o pecado tinha de ser vencido também por um ser humano (Rm 5.12, 17-19).
. Todo gênero humano está condenado por causa do pecado (Sl 14.2,3; Rm 3.23)
. Somente Deus pode salvar (Is 43.11)
. Esse mesmo Deus tornou-se homem, trazendo salvação e perdão de nossos pecados e cumprindo Ele mesmo a Lei que promulgara (At 4.12; 1Tm 3.16; Cl 2.14)
3.2. Jesus fez-se homem sujeito ao pecado, embora nunca houvesse pecado
3.3. Jesus venceu o pecado como homem (Rm 8.3)
Conclusão: O Senhor Jesus Cristo é a mais controvertida de todas as personagens da História porque é o único que é o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem, e a sua verdadeira identidade só é possível pela revelação (Mt 16.17; 1Co 12.3). Isso revela a sua divindade.
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