Adultos

Lição 8 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Adultos - A IGREJA ELEITA: redimida pelo sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo da promessa

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 8 – EDIFICADOS SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS

- INTRODUÇÃO:

- Na verdade, os apóstolos e profetas são os que lançam os fundamentos e o fundamento é Cristo que está neles. Eles não podem simplesmente lançar e sair como alguém que lança concreto no alicerce de uma casa. O exemplo destes homens é o próprio concreto que é lançado para que a igreja cresça sobre este exemplo de vida em Cristo assim como foi com Jesus.

- A Rocha sobre a qual está edificada a igreja é Cristo. Como diz Paulo “ninguém pode lançar lançar outro alicerce, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” (1Co.3.11). O ensino de Jesus nos foi transmitido por meio de seus apóstolos, os quais receberam autoridade para tanto, como está registrado em Mateus 28.16-20 e João 20.23, e aos quais a igreja primitiva reconheceu como autoridade, pois “perseveravam no ensino dos apóstolos” (At.2.43). Por isso temos a expressão “fundamento dos apóstolos”.

I – TEXTO BÍBLICO

(Efésios 2.20-22; Mateus 7.24-27)

...

II – UMA LINGUAGEM TIPOLÓGICA DO SANTUÁRIO NO ANTIGO TESTAMENTO

1 - A tipologia é um tipo especial de simbolismo. (Um símbolo é algo que representa outra coisa.) Podemos definir um tipo como um "símbolo profético" porque todos os tipos são representações de algo ainda futuro. Mais especificamente, um tipo nas Escrituras é uma pessoa ou coisa no Antigo Testamento que prenuncia uma pessoa ou coisa no Novo Testamento. Por exemplo, o dilúvio dos dias de Noé (Gênesis 6-7) é usado como um tipo de batismo em 1 Pedro 3:20-21. A palavra para tipo que Pedro usa é figura.

A – A Tipologia é o estudo de figuras e símbolos bíblicos, especialmente de cerimônias e ordenanças do Velho Testamento que prefiguram a Dispensação da Graça e as coisas celestes.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

*** ADQUIRA O LIVRO DO PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES - 1000 ESBOÇOS BÍBLICOS: mensagens para todo o tempo - Link: https://loja.ctecvidacrista.com.br/livro-1000-esbocos-para-sermoes-biblicos ***

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.