Adultos

Lição 13 - O novo homem em Jesus Cristo IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Adultos - A RAÇA HUMANA: origem, queda e redenção

COMENTARISTA: CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE/p>

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 13 – O NOVO HOMEM EM JESUS CRISTO

- INTRODUÇÃO:

- A necessidade de nos tornarmos um novo Homem atinge a todos os seres humanos, pois se afastaram de Deus. Podemos chamar o novo nascimento de mudança de coração no sentido de uma mudança da disposição regente (incluindo os afetos bem como a vontade), mas o novo coração não apaga completamente a velha natureza do homem. A natureza carnal fica. (Rm 7.14-25; Gl 5.17). Portanto é necessário controlá-la através da ação do Espírito Santo em nossa vida.

I – TEXTO BÍBLICO

João 3.1-16

...

A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO SEGUNDO O EVANGELHO DE JOÃO

1 – Jesus fala a Nicodemos

- Encontramos a única menção explícita ao novo nascimento na conversa de Jesus com Nicodemos (3.1-21). O Senhor e Salvador Jesus Cristo fala a Nicodemos: ‘Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus‘ (v. 3). A réplica de Nicodemos: ‘Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?’ (v, 4), indica que ele entendeu o comentário de Jesus na esfera humana, física. A interpretação errônea de Nicodemos fornece a Jesus a oportunidade de esclarecer o que queria dizer. Ele fala da necessidade de um novo nascimento espiritual, não de um segundo nascimento físico (vv, 6-8). A interpretação errônea e o esclarecimento resultante dela são refletidos em um jogo de palavras no versículo 3 (repetidas no v, 7).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

*** ADQUIRA O LIVRO DO PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES - 1000 ESBOÇOS BÍBLICOS: mensagens para todo o tempo - Link: https://loja.ctecvidacrista.com.br/livro-1000-esbocos-para-sermoes-biblicos ***

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.