Adultos

Lição 10 - Poder do alto contra as hostes da maldade II

p>ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPERATRIZ-MA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE TRIMESTRE DE 2019

Adultos - Batalha espiritual: o povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – PODER DO ALTO CONTRA AS HOSTES DA MALDADE

...

FILIPE - Wycliffe Bible Dictionary - Casa Publicadora das Assembleias de DEUS Caixa Postal 331 20001-970, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Filipe, o evangelista, morava em Cesaréia (At 21.8) e era pai de quatro filhas virgens que profetizavam na igreja primitiva (21.9). Junto com Estêvão, ele foi um dos sete diáconos mais importantes nomeados originalmente para cuidar das viúvas (At 6.1-6) na igreja de Jerusalém. Ele foi descrito como uma pessoa de boa reputação, cheio do ESPÍRITO SANTO e de sabedoria. Durante a perseguição sob Saulo de Tarso, Filipe foi forçado a fugir de Jerusalém para Samaria, proclamando o CRISTO (o "Messias") aos samaritanos (At 8.5). Seu ministério teve muito sucesso ali, e até influenciou Simão, o mágico, a acreditar e receber o batismo cristão (8.9-13). Mais tarde, foi em direção à velha Gaza e orientou um oficial etíope quanto à fé em JESUS (26.38). Dessa forma, como um judeu helenístico (que falava o grego), ele estabeleceu uma importante ligação entre a igreja de Jerusalém e as regiões vizinhas. Referências feitas a ele pelos patriarcas da Igreja, especialmente Eusébio e Clemente de Alexandria, parecem mostrar que ouve uma confusão entre esse Filipe e o apóstolo Filipe. Lucas, entretanto, tomou o cuidado de fazer uma distinção entre ambos por meio da localização de um acontecimento específico (At 8.1, "exceto os apóstolos") e do título (1.13; 21.8). W. M. D.

Observação importante sobre a lição - Filipe achou facilidade de pregar em Samaria porque não era judeu e sim grego.

Observação importante sobre a lição - Filipe pregou em Samaria que segundo o dicionário Strong em Português é σαμαρεια Samareia - de origem hebraica שמרון; Samaria = “proteção” - 1) território da Palestina, que tinha Samaria como sua capital.

Observação importante sobre a lição - JESUS pregou em Sicar que segundo o dicionário Strong em Português é συχαρ Suchar - de origem hebraica סוכר; Sicar = “bêbado” - 1) provavelmente outro nome para a cidade de Siquém, uma cidade na Samaria, próxima ao poço de Jacó.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Fonte: http://ebdnatv.blogspot.com/2019/03/escrita-licao-10-poder-do-alto-contra.html Acesso em 06 mar17:10 06/03/2019. 2019

Copyright © 2003 - 2019 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.